Um look por menos de 100 reais

O que você compra com 100 reais? Uma blusa? Um sapato? Um look inteiro, será? Ou você está aí rindo e balançando a cabeça pra essas perguntas?

Todo mundo se lembra de um post histórico do blog, em que eu falo da banalização dos 100 reais: ou alguém ainda acha possível encontrar facilmente uma roupa bacana por esse valor? A proposta de tentar manter o limite de cenzinho para uma produção me persegue há tempos, mas junto vinha o desânimo por acreditar que se trata de uma ideia utópica, ainda mais com a questão do consumo consciente ganhando proporção na minha vida.

Mas sabe aquela sensação de economizar e mandar bem ao adquirir uma peça incrível? Pois é sobre essa nossa realidade de mandar bem baratíssimo em achados, roteiros de compras possíveis e looks acessíveis que eu falarei em algumas postagens a convite do SUBWAY® – que, aliás, tem também seu achadinho em forma de sanduba: o Baratíssimo Steak Churrasco tem um precinho maravilhoso que super cabe no bolso de quem gosta do que é bom sem precisar pagar muito!

E nesse primeiro post-desafio de montar um look com menos de 100 reais, eu nem precisei meditar muito para alcançar a iluminação: outro dia mesmo eu fiz um evento no brechó da minha amiga, o 21 Brechó Arte, na Tijuca! Brechós são importantes por estimularem o reuso de peças existentes, diminuindo, assim, a demanda por uso de novos recursos do planeta. Também trazem muito daquela qualidade que não vemos mais nas lojas, a possibilidade de termos peças únicas e exclusivas, além do valor cultural dos itens vintage.

araras-brecho

Uma verdadeira viagem no tempo, um mundo de ideias para novos usos ao que temos e, principalmente, mostrar que é possível ainda garantir bons achados sem precisar pagar um rim por uma roupa. E foi nessa fartura de moda acessível que eu montei meu look mandando bem baratíssimo por 100 reais!

ana-baratissimo-2

Eu já estava com a minha bota e foi especial ver que a produção toda acompanhou o estilo dela. A blusinha de linha com os grafismos mimosos saía pela bagatela de 35 reais. Não resisti em coordená-la com a jaquetinha de veludo cotelê com um tom mais fechado que a blusa, que também saiu por 35 reais. Eu tinha mais 30 reais para escolher a parte de baixo e a padronagem dessa saia se destacou nas araras. Era meu tamanho. Por 25 reais. Bingo!

ana-baratissimo-3

ana-baratissimo-4

ana-baratissimo-7

ana-baratissimo

Jaqueta de veludo cotelê no 21 Brechó Arte – 35,00
Blusa vintage no 21 Brechó Arte – 35,00
Saia no 21 Brechó Arte – 25,00
Total: 95 reais! =D

Tirei a jaquetinha para mostrar nas fotos toda a graciosidade da blusa e aproveitei para adicionar mais uma ideia ao look: o colar de 15 reais se manteve dentro do meu orçamento e ainda trouxe uma linha alongadora à minha silhueta!

ana-baratissimo-5

ana-baratissimo-8

ana-baratissimo-6

fotos: Babi Xavier

A blusa + saia + colar resultaram em fantásticos 75 reais – sobraria ainda para mais algum acessório ou colete!

Se você se interessou por esse mundo fantástico do reuso e da ideia de transformar seu armário com pouca grana, veja algumas dicas para começar a desapegar e a garimpar nas lojas de artigos usados.

Desapegue do que não serve ou usa mais!

Abra seu armário, tire todas as suas peças e avalie a permanência delas ali. Estão sendo usadas ou apenas ocupando espaço? Com certeza você vai encontrar peças que comprou em remarcações ainda com etiqueta, mas não faz sentido mantê-las paradas se você pode abrir espaço para itens realmente usáveis. Separe tudo o que não usa e entre em contato com alguns brechós para marcar um dia de análise dos itens e valoração.

Selecione apenas as que estão em bom estado, sem rasgos ou manchas. Lave com sabão neutro, passe e junte uma boa quantidade para avaliação. A maioria dos brechós vende em sistema de consignação e leva em conta qualidade, conservação, modelagem e tecido para a precificação.

Se for comprar, avalie as peças

Com o armário mais conciso e só com o que você ama e usa, aproveite para avaliar o que ficou e o que faz mais seu estilo. Perceba o que pode fazer a diferença para seus looks, o que está faltando e estabeleça quanto pretende pagar. No brechó, experimente tudo e observe acabamento, estado de conservação e evite grandes ajustes que podem sair mais caro do que a peça em si.

Gostaram? Aguardem mais boas ideias pra fazer valer nosso dindin! =)

LA_003515AX_Selo_Blog_02

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

22 comentários

  1. Ingrid Ribeiro comentou:

    Oi Ana! Tudo bem? Estou sempre por aqui, mas nunca comentei…rsrs! Hoje, queria te fazer um pedido. Sou do interior de SP e tenho paixão/loucura pela moda carioca. Além de estilosa, acho super fresh, romântica com atitude e muitooo diferente da moda paulista, que cerca o meu dia a dia. Por isso, sempre procuro marcas como a Farm e Cantão. Porém, para o meu bolso, elas são extremamente caras e dá para comprar uma coisinha ou outra durante o ano. Em Outubro pretendo ir ao Rio de férias, e gostaria, se possível, que você fizesse um roteiro com aqueles espaços “offs” das marcas, pois nos sites eles não ricamente abastecidos. Sei que você sempre divulga estes lugares como da Maria Filó, da Farm e mtas outras. Mas, a minha ideia é um roteiro mesmo para turistas. Tipo na Rua X tem a loja de liquidação da marca Y, que fica perto do ponto Z. Se puder te agradeço muito, eu e meu armário! Com certeza não enlouquecerei nas compras, mas espero achar aquelas peças-desejo que estão guardadas no meu coração, mas com preços bons!rsrs! É isso! Parabéns pelo seu trabalho, em todas as vertentes! Um beijo

    1. Ana Carolina respondeu Ingrid Ribeiro

      Oi Ingrid! Eu tenho o roteiro off de várias cidades: http://www.hojevouassimoff.com.br/roteiros-off/ e um dos próximos posts para o Subway será justamente um apanhado de vários roteirinhos, fica ligada! 🙂 Beijos e obrigada pelo carinho!

    2. Sheila Maltez respondeu Ingrid Ribeiro

      Oi Ingrid! Aqui no Rio tem o shopping Nova América que é um shopping outlet. Nele você encontra muitas marcas cariocas legais como a Maria Filó, Cantão, por preços bem em conta mas não tem a farm.
      O roteiro off da Ana está muito bacana, vale super a pena conhecer as lojas de fábrica do bairro de São Cristóvão, que são muitas por sinal.
      Essa ideia do roteiro para pessoas de fora do Rio é bem legal. 😉

  2. Ju Porto comentou:

    Ana, adorei o look! Ficou lindo demais! E o melhor, barato!
    Imagina, eu mandei aquele e-mail dos 100 reais pra vc há uns 3 anos e ainda é atual! O pior é que os preços aumentaram mais ainda. Sei que a situação anda difícil especialmente para varejistas mas tenho a impressão que abusam além do limite ou do necessário. Estou tentando mais do que nunca segurar a onda das compras, é difícil muitas vezes resistir, sempre invento alguma necessidade! Rs

    1. Ana Carolina respondeu Ju Porto

      Não é, Ju? Aquele nosso post rende até hoje! E cada vez mais banalizado esses 100 reais…ainda bem que podemos ser inventivas e recorrer a lugares que ainda praticam bons preços e incentivam o reuso das peças! Um beijo, feliz com seu comentário aqui 🙂

  3. Natalie Furlan comentou:

    Quando até um publi tem conteúdo. Só <3 pra vc. Ana, hoje estou vestida inspirada em look do seu Pinterest ahahaha. Ontem vc compartilhou o mural no seu post da pochete, fui dar uma olhada, e curti muito suas inspirações, principalmente do painel básico. Estou de calça preta, blusa listrada p&b, tênis branco e jaqueta jeans. E por sua causa desenterrei a minha que não usava a anos. Obrigada pela inspiração

    1. Ana Carolina respondeu Natalie Furlan

      Natalie, obrigada pelo reconhecimento! 🙂 beijoca!

  4. Viviane Moreira comentou:

    Minha musa. Te levo pra vida. Você está em meu coração.
    Bjsss
    Vi

  5. Cinthya comentou:

    Eu acho que teria escolhido outra blusa. Essa, não faz a minha cara, mas essa saia e essa jaqueta são lindas de morrer. A saia então, amei! Teria levado sem pensar duas vezes. Fora que acho que mega combinou com a botinha!

    beijocas!

    1. Ana Carolina respondeu Cinthya

      hahaha, por menos de 100 eu não tinha muitas opções combináveis, hahaha! Eu amei tanto a saia que comprei! 😀

  6. Ana comentou:

    Achei o look bem divertido e com cara de confortável!
    Adorei! Vou visitar esse brechó e tentar gastar um preço bacana e voltar com um look bem legal.
    Parabéns!

    1. Ana Carolina respondeu Ana

      Estava tão confortável e original que eu levei ele, hehe! =p Vai sim, a Lu, dona do brechó, é minha amiga e uma pessoa muito querida! Um beijão!

  7. Sandra Silva comentou:

    Adorei sua criatividade! Ficou bem bonito, colorido e achei o preço maravilhoso!
    Arrasou, Ana! ???

  8. Debora comentou:

    É sempre maravilhoso usar a criatividade e, nos tempos como o nosso, em que andamos a enxergar a necessidade de poupar o mundo, é vital. Porém, como leitora gorda (prefiro o gorda a outras expressões) e assídua do blog te digo: muito difícil encontrar moda grande a preços razoáveis. Apesar de compreender totalmente que custa mais fazer uma roupa maior, os preços chegam à beira da extorsão… Aí, HAJA criatividade. Obrigada pelas inspirações, que tento adaptar no limite das possibilidades.

  9. Ariana Melo comentou:

    Nossa, tarefa quase impossível hoje em dia montar um look com 100 reais. Mas achei linda essa saia, a padronagem dela é incrível! Também gostei do móvel dos Beatles ao fundo. Bjocas

  10. Paula Pereira comentou:

    Ana, amei o look!
    Só para de postar fotos com peças do Brechó 21..a última vez eu acabei comprando o casaco de paetês! kkkk

    Beijos

    1. Ana Carolina respondeu Paula Pereira

      hhahahaha, aquele casaco era lindooo

  11. Re comentou:

    <3 brechó, preço justo e consciência ambiental 😛

  12. Cláudia Cristina comentou:

    Achei a estampa da saia “padrão totem”…

  13. Cátia Machado comentou:

    Ana, vc é uma pessoa maravilhosa…. amanha mesmo vou usar esse look marinho + lenço. Lindo ! Tenho tudo no armário 🙂 Preciso visitar esse brechó…
    Ah! muito sucesso como instrutora hein !!

  14. Bruna Zampieri comentou:

    Muito legal, adorei! Vou procurar brechós na minha cidade e fazer um teste. (E deu uma fome… rsrsrs)

  15. Edela comentou:

    Saia e jaqueta ok!, mas a blusa …