As peças-chave do meu guarda-roupa (II)

Algumas leitoras pediram que eu fizesse uma lista de básicos para se ter no guarda-roupa. Assim, acho meio complicado quantificar e determinar os básicos de cada um, mas pensei que realmente poderia ser bacana para orientar quem está um pouco perdida ou precisa começar o seu do zero. Ao longo dos anos com o blog, fui aprendendo o que funciona melhor comigo, tanto na correria, no trabalho ou lazer, as peças-chave que me ajudam a pensar num look em minutos, olha que praticidade! E, principalmente, peças multiplicadoras, aquelas que rendem dezenas e dezenas de produções.

Então, a peça-chave do nosso guarda-roupa, na minha cabeça, nada mais é do que aquela que vai com tudo ou que facilita a sua vida quando você precisa arrasar/ser rápida/ser profissional/ser você.

Esse post foi originalmente publicado ano passado, mas achei que valia a pena republicá-lo e atualizá-lo com novas imagens 😉

Às vezes a gente sai comprando loucamente e não abrimos nosso armário para perceber o que realmente precisamos. Ou as peças que vão ser a base de qualquer look, aquelas que vão nos acompanhar por várias estações, sem ficarem datadas.

Peças coordenáveis entre si acabam fazendo o nosso guarda-roupa mais inteligente. E mais prático, pois na hora da pressa a gente já percebe o que combina com tal coisa, quase que sem erro. Claro que algumas exigem um esforço maior, mas o básico mesmo, o clássico, esse a gente tira de letra e ainda faz bonito por aí. Olhem aí os meus que eu separei para esse post:

1) Calças pantalona

A primeira foi da Renner, comprei há milhões de anos por 79 reais e ainda está inteirinha. Com uma boa modelagem, parece que me deixa com 2 metros de perna, rs. Clássica, combina com tudo, me deixa elegante em qualquer ocasião! Uma das peças que eu mais amo no meu armário. Comprei uma outra incrível, bem ampla, na liqui da Maria Filó por 100 reais e é incrível como tudo fica sofisticado com ela!

8

 2) Calça jeans

Amo e sou devota de calças jeans. Versátil até dizer chega, basta coordenar com os acessórios certos e pronto! Muda de ares completamente. Com blazer, com cardigan, com camisa, com regatinha, com tudo. Um bom jeans te acompanha na vida. Quem sofre com modelagem, recomendo investir em um da linha ID Curve, da Levi’s. Eles tem vários tipos de jeans para cada medida, e é daqueles que a gente senta e não paga cofrinho de maneira alguma. Meu jeans preferido: da coleção da Espaço Fashion para C&A (amor eterno que custou 99,00).

3) Camisas

Minha paixão por elas começou em 2011 e desde então só aumentei minha coleção. Tenho branca, rosé, verde-menta, rosa, preta e por aí vai. Não me canso de dizer que é a peça-chave para quem está em dúvida do que vestir: vai sair pra jantar? Para o trabalho? Para um evento? Para a praia? Dá-lhe camisa! Com saias, com calça, com shorts, por cima de vestidos como terceira peça. Em vários tecidos e modelagens, só fuja daquelas de poliéster com toque mais grosseiro. Tenha pelo menos uma preta e uma branca no armário. #coringas

9

4) Calça de alfaiataria

Eu achava a coisa mais careta do mundo, mas nada como morder a língua e repensar conceitos. Desde que essa calça entrou no meu armário, tudo ficou melhor! Uma camiseta? Combina. Uma camisa social? Sim. Um top mais chique? Com salto fica lindo. E por aí vai a versatilidade dela. Essa cinza é da Stella McCartney para C&A (lembram dessa coleção?), custou 168 reais, é 100% lã e é pra vida.

5) Blazer

Aprendi a amar como ninguém o uso de terceiras peças em um look. Você pode estar de short jeans e camiseta branca, mas se jogar um blazer por cima fica a coisa mais bacana do mundo. Um despojado com ar de arrumadinho, quem não curte? Blazers em tons neutros vão com tudo, do jeans básico do dia-a-dia à festa. Se tivermos um blazer preto bacana, com bom corte e tecido, pronto, pode parar de comprar que seu mundo estará completo, haha! Outra peça que amo, amo, amo é a minha jaqueta de couro fake. Outro item que já usei até em festa, com vestido mais formal! Incrível o poder que ela tem de atualizar um look e deixar tudo mais interessante. Recomendo o investimento, algumas lojas de departamento como a C&A e a Renner sempre tem opções bacanas com preços mais razoáveis!

10

7

6) Short de alfaiataria/saia preta – para épocas de muito calor, cidades quentes e viagens, nada mais prático e fresquinho que um bom short! Na verdade tá valendo qualquer um, mas o bom de shorts com corte estilo alfaiataria, é que podemos ficar mais arrumadas mesmo no verão. Ele deixa as produções mais alinhadas e práticas, sabem? Outro item que eu considero essencial são saia-lápis ou saias pretas mais compridinhas, para usarmos e abusarmos tanto no escritório, quanto em situações mais informais. Combinam com tudo, mesmo, itens mais que necessários no meu guarda-roupa carioca!

11

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

39 comentários

  1. Gina Augusta comentou:

    Amei essas dicas. Sempre que tenho alguma dúvida com roupas, venho dar uma espiadinha no seu blog, me ajuda muito, Beijos

  2. Cleyde comentou:

    Ana, adorei o post, tudo explicadinho, adquiri recentemente um short em alfaiataria da Maria Bonita que estava em liqui. Comprei porque não tinha nada igual no meu guarda-roupa e depois de ver alguns looks seus, vejo que seria uma peça indispensável no meu closet. Também adoro camisas sociais, tenho muitas, mas só tô comprando na liqui, adquiri 2 camisas uma nude e outra azul bic a 20,00 dilmas. Numa loja no Shopping Vertical que fechou e colocou todas as peças a 20 … beijos e sucesso para ti.

  3. Iara comentou:

    Oi, Ana!!! Que post legal de hoje,amei!! Sempre venho aqui quando não tenho criatividade pra me vestir(sempre hehehe), como vc tem idéias pra compor look, tudo que eu tenho no guarda roupa e não consigo montar nadica de nada, ainda bem que tenho uma consultora on line e ainda por cima de graça KKKKKKKK…Vc nasceu pra isso, amiga!!!!!!!!

  4. Rose comentou:

    Ai Ana as dicas são valiosas e o melhor se aplica a todas independente do corpo , gente onde anda a Vivi kkkkss? Um xeruu

  5. TAIS comentou:

    Pra mim…VOCE É A MELHOR*

  6. Maisa comentou:

    Post PERFEITO! _* *_
    Sabe Ana, tem alguns dias eu fiz uma listinha em um caderninho (que fica na bolsa) com os “Básicos que eu não tenho”. Aproveitei a mudança de apto e dei uma geral no guarda-roupa. Assim, listei muitas peças de roupas e calçados que eu não tenho ou que eu precisa trocar. Aproveitei a temporada de “liquis” e garimpei as peças que eu de fato precisava: calça preta social, shorts de alfaitaria e um peep toe nude. Confesso que foi a melhor coisa que eu fiz. Assim mantenho um foco e vou adquirindo aos poucos peças que eu realmente preciso. Já vou economizar um din-din para mês que vem adquirir outra peça… e assim vai… aos pouquinhos vou complementando o guarda-roupa com peças que eu realmente preciso e vou usar, independente da ocasião.
    Beijo Grande.
    Mah Elias

  7. Adorei o post!
    Temos o péssimo hábito de comprar por impluso roupas que nunca usamos. Por isso é bom fotografar diariamente os looks né?! A gente vai vendo o que funciona ou não e como simples detalhes fazem a diferença!
    Você arrasa!
    Beijos!

  8. Bel comentou:

    Oi Ana,

    Parece bobeira mas ter determinadas peças básicas no armário é muito importante, sim. Facilita na hora de vestir e de criar. Também acho que o básico varia de pessoa pra pessoa mas certamente sua lista tem TUDO o que eu preciso incluindo as camisas que são meu xodó do momento.

    Beijos

  9. Luany Viana comentou:

    Adoro seus looks, me servem de inspiração todos os dias!!! Bjos

  10. Sabrina Trézze comentou:

    Ana, arrasou no post de hoje! Fiquei com vontade de ter uma pantalona preta dessas, bem básica! Quem sabe eu dou de cara com uma dessas em alguma arara das coleções de inverno?

  11. livia comentou:

    amo camisas. quem dera morar numa cidade mais civilizada e nao no helldejaneiro…

  12. Viviane Moreira comentou:

    Voltei! 😀
    Post perfeito! Só fiquei curiosa com a calça social, tenho uma e me mato de tentar usar ela, nunca fica legal, implico muito com ela, e notei nas fotos que as suas são curtas! Será isso? A minha é meio longa e só acerto com salto, o que não uso muito por conta das ruas daqui…
    E em todas as fotos seu cabelo lindo e charmoso me chamou a atenção!
    Bjssssss
    Vi

    1. Ana Carolina respondeu Viviane Moreira

      Bainha nessa calça! hahaha! Beijão!

    2. Sabrina Trézze respondeu Viviane Moreira

      Também fiquei intrigada com essa calça, Viviane. Hora de encurtá-las! rsrs

    3. Rose respondeu Viviane Moreira

      Vivi danada você voltou senti sua falta um xeruuu…

    4. Cláudia Coutinho respondeu Viviane Moreira

      Bom dia, Vivi!!!!

      Estava fazendo falta por aqui…que bom que voltou!!!

      Bjinhos no coração… 😉

      Cláudia Coutinho

  13. Giovanna comentou:

    ADOREIII

    Sou uma dessas compradoras compulsiva rss….. Mas de uns tempos pra cá ando me controlando… Estou tentando chegar em um entendimento com o meu guarda roupa de que menos é mais. As dicas são otemas rsss…. Seus looks lindos….

    beijinhos =]

  14. IVANA comentou:

    Ana, seu blog deveria ganhar medalha de utilidade pública. Bacana demais!!! Adoro blazer e acho que a terceira peça incrementa qualquer produção. O problema atual é o calor saariano que está fazendo em BH (no RJ também, não é?). Então, talvez, os meus blazers saiam do armário quando a brisa de outono chegar. Bjs.

  15. Lore Poleto comentou:

    Aeee \o/ eu fui uma das que pediu, obrigada Ana!
    Então… é aquilo né. A gente vive comprando, mas sempre falta algo… mas a partir do momento que as compras são planejadas, que diferença, Senhor! Meu maior desafio no dia-a-dia é abandonar o jeans-uniforme, não consigo usar outra coisa, parece um bloqueio sabe? Ando comprando só partes de cima, então preciso focar em calças legais e diferentes. do que as que eu tenho. Planejamento é tudo! beijo, Ana!

  16. Mildinha comentou:

    Minha paixão por camisas nasceu acompanhando o seu blog…hoje tenho váaarias! e investi em blazer também…acho que tenho quase tudo, só falta mais um pouco de calça alfaiataria, que só tenho duas e falta uma preta…amei o post!

  17. Glauce comentou:

    Acho q a C&A enganou bem as clientes, pois até onde eu saiba Stella McCartney não usa seda, couro ou lã em suas peças. Vai saber?!

    1. Ana Carolina respondeu Glauce

      enganou bem mesmo! rs

  18. Adriana Regina comentou:

    Ana, amei o post de hj tbm! Arrasou!!! É legal posts assim porque direciona as compradoras compulsivas a prestar atenção no que comprar. Vc é um ícone de elegância e bom senso para mim. Bjs.

    1. Ana Carolina respondeu Adriana Regina

      que honra! Obrigada, Adriana! bjs!

  19. Rossana comentou:

    Oi Ana,
    ontem quando eu fui ver a coleção da 284, estava justamente procurando por uma calça preta mais social (de preferência flare). Achei que encontraria, porque já tinha visto na internet o modelo laranja. Enfim, não gostei de nada lá, mas acabei achando uma flare de tecido ótimo na liqui da M. Officer por 120 reais! Vestiu suuuper bem.
    Vou te mandar um email com os achadinhos que fiz essa semana. Ultimamente eu só estou comprando por aqui na época das liquis, quando o preço fica, algumas vezes, honesto!

  20. Aline Aguiar comentou:

    Como vc é fofa!

  21. Marcia comentou:

    Super post!!! Ando meio sem foco nas minhas compras, mas vou me esforçar pra manter minha atencao só nas pecas básicas que estiverem faltando no meu armário.
    Bjs

  22. Mônica comentou:

    Obrigada!

  23. Juliana comentou:

    Ana!!! Acompanho seu blog em off (hehe), mas hoje resolvi postar um comentário!!! Esse post é daqueles que a gente tem que imprimir e colocar na porta do guarda-roupas!!!! ehueheuheuhe… Muito obrigada pelas dicas!!! Você é muito linda!!! Beijos

    1. Ana Carolina respondeu Juliana

      Ah, q fofa! Obrigada, Ju!

  24. Cláudia Coutinho comentou:

    Bom dia, Aninha!!!

    Que post bacana!!! Simplesmente perfeito!!!!

    E não imagina como suas dicas tem feito milagre na minha mala… isso mesmo, vc entendeu perfeitamente, mala!!! rsrsrs

    É que estou em Brasilia, à trabalho, desde o dia 17/02, e na correria de arrumar a mala, sempre fica alguma coisa. Na verdade, como sou policial, achei que usaria farda direto, mas como estou no serviço administrativo, me ferrei… ainda bem que suas dicas de misturar peças e estilos estão me salvando. É claro que precisei comprar umas peças básicas nas promoções ;)… mas estão se encaixando perfeitamente com as outras.

    Aninha, o que seria de mim sem suas dicas?

    Bjinhos no coração… 😉

    Cláudia Coutinho

    1. Ana Carolina respondeu Cláudia Coutinho

      Ah, Cláudia, que alegria poder ajudar! Beijão pra vc!

  25. Amandinha comentou:

    Adorei as dicas, amei seu guarda roupa!

  26. Ingrid comentou:

    Oi, Ana!! vejo seu blog sempre e nunca havia comentado, mas dessa vez eu não tinha como não comenter…
    Essa calça pantalona da Renner que vc pagou R$79,00 a “zilênios”, eu tb comprei na mesma época ( acredito eu!rs), e o melhor: a minha foi ainda mais barata!! Paguei R$19,00!! Sabe aquelas peças em liquida jogadas numa arara num canto?? Pois a minha foi dessa!! Acho que foi o meu melhor “achado” até hoje!! ele veste super bem mesmo, né?? Tb amo!!
    Muito legal seu blog!! Leio sempre!! Beijo enorme!

  27. Adriana comentou:

    A melhor coisa de posts como este é identificar as peças das fotos no nosso armário! Hehehe!
    Do tipo: “nossa, eu tenho isso em algum canto!”.

    Obrigada por sempre nos ajudar, Ana! 😉

    Beijos!

  28. Liliane Nascimento comentou:

    Amei as dicas e a esses básicos acrescento chemise. Tenho vários e recorro a eles nos dias de pouca inspiração.

  29. camiseta comentou:

    ola! Vim fazer uma visita e dizer que seu espaço esta muito lindo!
    Parabéns,forte abraço… de camiseta