A inédita linha de camisetas sustentáveis da C&A

Já tem um tempinho que a C&A vem anunciando nos auto falantes das suas lojas sobre seu compromisso com o meio ambiente e a meta de ter peças com iniciativas menos agressivas ao meio ambiente e de algodão orgânico para os próximos anos. É notório que mudou-se a forma que consumimos moda, com consumidores muito mais atentos às questões éticas como procedência e a forma como suas roupas são produzidas.

Ano passado foi divulgada a parceria do Instituto C&A, criado em 1991, com o objetivo de planejar, gerenciar e executar a política de investimento social deles com a Malha, espaço de movimento por uma moda mais sustentável, colaborativa, local e independente aqui no Rio de Janeiro, incubando várias marcas com propostas sustentáveis, além do desenvolvimento de relatórios sobre sustentabilidade (disponível para download aqui).

Agora é a vez de vermos isso efetivamente nas lojas, com as primeiras camisetas básicas do mundo com Certificação de nível Gold da Cradle to Cradle (selo que identifica produtos capazes de assumir uma produção “circular”, ou seja, que pode ser sempre reciclado e não precisa ser destacado ou gerar resíduos) disponíveis a partir de 1º de setembro em 29 lojas da rede (ainda não sabemos quais) e na loja online, com versões feminina e masculina, em seis cores cada. Esta é a primeira “coleção circular” da rede e foi desenvolvida globalmente.


Segundo o release, “As peças foram desenhadas para que sejam recicladas ou reutilizadas, portanto, levando em conta seus usos futuros. A nova linha de camisetas foi feita com 100% de algodão mais sustentável, usando apenas materiais seguros e confeccionadas de forma social e ambientalmente responsáveis. Além disso, em todas as etapas do processo produtivo houve reuso de água e foi utilizada energia renovável.”

cea-camisetas-circular-ana-soares-2

cea-camisetas-circular-ana-soares

Os modelos das camisetas que foram desenvolvidos em parceria com o Fashion for Good, centro de inovação em moda e sustentabilidade, estabelecido na Holanda, por meio dos recursos cedidos pela C&A Foundation. O Fashion for Good é fruto de uma parceria global que reúne fabricantes de roupas, varejistas, organizações sem fins lucrativos, inovadores e financiadores em prol do objetivo comum de fazer com que nossa indústria se torne circular.

Estou curiosa sobre essa coleção!  Não disseram os preços, mas acredito que devam ser mais caras que as da linha regular da loja, obviamente, só que ainda acredito em preços super ok, pra justamente começar a popularizar a sustentabilidade e isso é muito importante!

Mesmo sendo de algumas camisetas básicas, acho que é um grande e importante passo para as fast fashion – obviamente que existe interesse de mercado, por isso ainda quero ler algumas opiniões sobre o assunto para poder ter uma visão do que isso representa pro setor e pra nós, consumidores.

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

2 comentários

  1. Thaís comentou:

    Acho uma iniciativa mt legal, até pq as grandes empresas começam a “dar o exemplo” e fazem a gente pensar/falar sobre o assunto.

  2. pamela comentou:

    muito show parabêns pelo post dica de ouro!tudo muito lindo