O mito do pretinho básico

Quando temos aquela blusa colorida no armário, naquele tom verde, rosa pink ou amarelão, a primeira combinação que nos vem à mente é com uma parte de baixo preta, não é?

Preto vai com tudo, disseram. Mas a real é que, minha amiga, ele não vai não.

* pausa dramática com inserção musical de “Meu mundo caiu” e de uma provável cara de pânico ao ler isso *

Não vou esmiuçar a origem da lenda urbana que preto é uma cor universal que combina com tudo, que vai com tudo que “toda mulher deveria ter no armário”, mas a verdade é que preto não rende combinações tão harmônicas como os outros tons neutros escuros como ele.

Isso porque preto é a ausência de cores, e justamente por ele não ser considerado uma cor, não fica integrado às cores mais fortes e animadas. Dá pra notar que essa junção cria uma divisão nas composições, não oferece uma transição/harmonia entre elas e resulta em coordenações de contraste alto (que é a discrepância tonal) e muitas pessoas que não tenham esse contraste alto na sua aparência (como pele escura e cabelo claro ou pele clara e cabelo escuro) ficam apagadas com essa mistura.

mito-do-pretinho-basico-ana-soares-1

No exemplo acima eu coordenei minha blusa verdona com a calça preta. Não é que tenha ficado ruim, mas não passa uma mensagem harmônica, causa certo estranhamento visual, como se não rolasse um encaixe ali.

Ao vermos esse look, batemos os olhos diretamente na blusa, nosso olhar não percorre de forma suave pela imagem percebida. É como se estagnássemos a mensagem ali em cima, não estabelecendo, assim, uma conexão com o restante da roupa.

MAS ANA, E AGORA, COMO VOU VIVER?

Calma! Soltei a bomba mas tentarei amenizar o estrago trazendo boas alternativas, hahaha!

Existem as cores neutras que chamamos de cores neutras coloridas, que são aquelas híbridas, que combinam com todas as outras que temos no armário. Elas criam coordenações mais criativas e ainda assim mais sóbrias, além de não gerar um contraste tão alto com as outras cores mais coloridonas.

Os neutros coloridos são o areia, bege, creme, os cinzas, mostarda, vinho, azul marinho, caramelo, marrons, telha, verde musgo, verde militar, uva bem fechado, taupe, petróleo:

neutros-cores-ana-soares

Então o preto você pode substituir (fazendo a Bela Gil, rs) por uma outra cor escura, como uma calça cinza grafite, por exemplo. Ainda é escura mas não tão fechada quanto o preto, não deixando pesar tanto a mistura entre as cores.

mito-do-pretinho-basico-ana-soares-2

Agora, a que eu mais amo é a cor azul marinho! Marinho permeia lindamente entre todas as cartelas de cores, é um neutro porreta de curinga, classudo, não pesa no contraste como o preto, e ainda por cima cria imagens maravilhosas de harmônicas com outras cores!

Essa composição com a saia marinho foi a minha preferida, e a que mostra muito bem o que eu quero dizer sobre harmonia, com as cores numa junção mais suave entre elas, o que contribui para o olhar passear por inteiro no look, de cima a baixo, sem divisões!

mito-do-pretinho-basico-ana-soares-3

Outro neutro bom é o verde musgo e o miltar, que são mais suaves ainda em relação ao preto. O bacana nesse look foi que a calça e a blusa estão em tons próximos de verde, quase uma composição monocromática, que cria uma unidade na roupa, alongando a silhueta (dica pra quem é baixa e gosta de parecer mais alta!).

Ainda aproveitei para mostrar outra cor neutra em ação, esse bege/areia do casaco, que pode ser um tom bom pra substituir o branco. Vê se esse conjunto inteiro não fechou bonitinho entre si? 🙂

mito-do-pretinho-basico-ana-soares-4

E o preto eu combino com o que?

Com as outras cores neutras, incluindo o branco! Essa família de neutros pode ser inteirinha coordenável entre si, o que deixa o dresscode profissional, por exemplo, nada óbvio, mais animado e ainda adequado ao ambiente de trabalho!

Os neutros combinados com o preto não criam situações de contraste alto, se integrando melhor à cor, melhorando a percepção da harmonia na roupa. Olha o exemplo desse look do cinza com o preto, como fica visualmente mais integrado e trazendo uma informação mais amigável do que aquela com cores fortes:

mito-do-pretinho-basico-ana-soares-5

Olha o verde que ficou bacana com preto: o verde mais neutro, esse indo mais pro militar! Outra dica boa é tentar combinar cores de acordo com as suas intensidades, como no caso desse verde mais fechado, menos vibrante, com nosso pretinho-bola-da-vez!

E outra combinação que eu amo com preto é azul marinho! Mais uma vez, um tom de azul bem mais fechado, que cria esse contraste mais baixo com ele, não deixando o visual em blocos de cores e permitindo que o olhar transite sem interrupções por toda a produção. 🙂

mito-do-pretinho-basico-ana-soares-6

Foi fácil para vocês perceberem o que quero dizer quando falo em harmonia visual?

Bem diferente do que limitar ou ditar regras, a ideia dessa postagem é tirá-las da zona de conforto, mostrar possibilidades e, de uma vez por todas, desconstruir essa ideia errônea de que só rola combinar cores fortes com preto. Dependendo da mensagem que você quer passar com sua roupa, das suas vontades naquele instante, claro que vale criar looks contrastantes e combinar com o que você tem!

Só que existe um mundo de cores bem mais interessantes, que vão ajudar inclusive a livrar a gente desse vício de um armário inteiro só de cores escuras, compradas repetidamente por toda a vida. 🙂

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

33 comentários

  1. Fernanda comentou:

    Ana de onde é a bermua preta a saia marinho ? Lindos looks

    1. Ana Carolina respondeu Fernanda

      A bermuda é Leeloo que peguei no 21 Brechó Arte (postei sobre ele ontem) e a saia de uma marca mineira chamada Jardin!

  2. Evelise comentou:

    Ana… Que porreta essa explicação, eu precisava disso. Uso preto com todas as cores, com pink e azul elétrico por exemplo. Vou providenciar algumas peças com cores como cinza e bege pra poder brincar mais com combinações.
    E você falou do azul marinho combinar com tudo, e realmente, pensei bem nas calças jeans e o motivo delas sempre combinarem com todas as cores, pronto, você explicou.
    Amei, de verdade!

    1. Ana Carolina respondeu Evelise

      isso mesmo, Evelise! Fico feliz de ter ajudado <3

  3. Marcela de Vasconcellos comentou:

    Eu tenho muita dificuldade de usar preto, ainda mais assim, puro, chapado. Pra mim preto só na camisetinha, que eu uso com saias bem espalhafatosas. E mesmo assim, tenho tido dificuldade de usar pq fico achando chapado demais, acabo botando uma blusa que puxe a estampa da saia.

    Meu básico é azul, combino com tudo, descombino, invento. Faço mala em dez minutos pq tudo no meu armário combina e isso é um alívio.

    Agora me manda usar uma calça preta e camiseta branca e eu morro, não consigo sair de casa.

  4. Excelente post! Eu sou muito das cores vibrantes e tenho uma baita birra com preto, não tenho quase nada. Mas amo essas combinações só em tons neutros, ficam chiquérrimas! Beijão!

    1. Ana Carolina respondeu Thais Faria

      Viva! Que bom que gostou, Thais <3

  5. Gabriela comentou:

    Utilidade pública esse post!!!

  6. comentou:

    YVES SAINT LAURENT foi quem primeiro ousou misturar marinho e preto . ( Ines de la fressange)

    Sem dúvida um gênio !!!!

  7. Bru~ comentou:

    Eu gostei tanto da combinação do verde com o preto! Foi a que mais gostei 🙂

    1. Ana Carolina respondeu Bru~

      Gostou porque eu seguro essa combinação com contraste alto! Hahahaha

  8. Erika Farias comentou:

    Ana, que post maravilhoso. Adoro quando você dá exemplos, fica tão didático e nos ajuda muito. Parabéns e obrigada por dividir conosco seus conhecimentos.

  9. Gabi comentou:

    Eu nunca gostei de usar preto com cor, pra mim nunca ficava bom mas eu nunca conseguia explicar o porquê! Obrigada por ensinar!
    Sempre preferi usar cores com marinho e o preto com bege/cinza/branco, depois que eu fiz a faculdade de arquitetura também passei a ousar mais nas combinações mas ainda sou bem contida…

  10. Aline Vanin comentou:

    Utilidade pública! Meu mundo não caiu; deu uma super volta! 🙂

  11. Karupin comentou:

    Hoe, Ana! Tudo bem? 🙂

    Menina, post mais didático, mais utilidade pública, impossível! Parabéns!
    Não tenho muito a acrescentar, seu último parágrafo deu aquela fechadinha que falou tudo! Apenas gostaria de dizer que começarei a olhar com mais carinho a possibilidade de adquirir roupas-chave com essa paleta preciosa de cores neutras coloridas~ ♥

    Beijos, flor~

  12. Gabi comentou:

    Ana ana ana…. Quando comecei a ler o post não concordei muito. Li de novo e pimba! Sim, é isso mesmo Brasil! Com as fotos dos looks exemplificando o texto consegui entender seu ponto de vista e uau, acho que é isso que falta para melhorar meus looks. Muitoooo obrigada por esse post, vou praticar aqui 😀

  13. Camila comentou:

    Ana, o neutros coloridos servem pra todas as cartelas?

    1. Ana Carolina respondeu Camila

      Respondendo com atraso, mas não menos carinho: sim e não, o ideal é encontrar os neutros da sua cartela 🙂

  14. Anna Camila comentou:

    Que post maravilhoso!!!
    Engraçado que sempre que a gente foge do preto alguém elogia, né???
    Tenho tido muita birra de preto, pq só se acha roupas nessa (não) cor!
    As cores coloridas, principalmente em fast fashion quando aparecem são as mesmas em dezeeeenas de peças… Aí fica difícil…
    Mas essas fotos e esse post… Realmente utilidade pública!!!!

    Beijos

  15. Ana Carla comentou:

    Post maravilhoso!!!

    Eu tenho certa implicância com preto mas recentemente resolvi comprar algumas peças. Sempre que vou comprar algo preto, troco por marinho, cor q amo e combino com tudo! Mas esse post foi mto perfeito pq explicou exatamente pq eu me sentia estranha com algumas combinações. Adorei!

  16. Milena comentou:

    Engraçado que desde novinha eu tenho uma baita antipatia de cores fortes com preto…aliás, nunca gostei de usar preto, embora tenha peças nessa cor (por gostar dos modelos das peças que tenho).
    Azul marinho é vida!!!!!!!

  17. Aline Nascimento comentou:

    Oi Ana!

    Maravilhosa explicação, questiono sobre o vermelho, podemos usa-lo com azul marinho também e outras cores como bege, marrom?
    abraços de sua fã Aline Nascimento

    1. Ana Carolina respondeu Aline Nascimento

      Pode sim, Aline! Beijoca!

  18. Julie B. comentou:

    ana, como eu amo esse tipo de post! acho que me viro bem em combinar cores, mas a gente sempre aprende mais à medida que vai lendo sobre o assunto e exercitando o olhar, sobretudo com os seus sempre incríveis exemplos ilustrados. falei em outro comentário da minha epifania com a minha nova bolsa vinho que combina com tudo e eu estou maravilhada, né? graças à sua combinação de saia vinho e blusa azul klein/cobalto/bic/cada um chama a cor de um nome diferente, que me ensinou que vinho é colorido mas é neutro.
    uma dúvida sobre cartela de cores: sou primavera quente, hoje saí vestindo calça cinza, blusa preta e colar prateado, e, como nada disso é da minha cartela, botei um batom vermelho. queria saber se só ele é suficiente como detalhe próximo do rosto pra me “favorecer” (estou de esmalte, anel e sapatilha vermelhos também, mas nada disso fica perto do rosto)…

  19. Adorei. Não sou a maior fã de preto, mas estou com essa mania de botar a única calça preta com tudo. Amo a combinação do super verde com marinho!
    Bom sempre vir aqui e abrir a mente para novas combinações. Beijo!

  20. Priscila Umebala comentou:

    Aff, que post maravilhoso! Você só arrasa!

  21. Rebecca comentou:

    Anaaaa, como sempre trazendo conteúdo de qualidade de forma esclarecedora. Vou olhar pro meu guarda-roupas de outra forma. Principalmente no quesito profissional, já que o meu dress code é formal. Parece que vc ouviu meus pensamentos, pois estava questionando o por quê as roupas mais formais quase sempre estão em preto ou com estampa preta. Ameiii esse post!

    1. Ana Carolina respondeu Rebecca

      Que bom que gostou, Rebecca! Fico feliz de poder emprestar esse novo olhar pra vcs!!

  22. Julie B. comentou:

    ana,
    voltei pra dizer o seguinte: hoje fui me vestir e, inspirada nos looks desses posts (http://www.hojevouassimoff.com.br/2017/01/17/ideias-de-combinacoes-de-cores-quentes-e-frias/ – a blusa verde com saia roxa; e http://www.hojevouassimoff.com.br/2017/06/27/como-combinar-uma-roupa-colorida/ – saia verde com blusa azul marinho, mas esse marinho é um marinho bem colorido, pra mim), combinei blusa verde com calça azul arroxeada (ou roxo azulada?), bem color block. quando fui escolher os acessórios, cheguei a calçar uma anabela preta e achei que não ficou bom, pesou no look. acabei optando por peep toe e bolsa em tom de nude/natural. fiquei matutando: o preto não funcionou como acessório, nesse caso, pelo mesmo motivo que ele não harmoniza com as cores intensas, certo?
    e, nesse caso, essa história de que sapatos e bolsas pretos são neutros e combinam com tudo é seria meio mentira, então? o certo seria pensar em tons de bege e nude pra fazer essa função?

    1. Ana Carolina respondeu Julie B.

      Sim! Pesa também. Optaria por tons da pele, da roupa ou metalizados!

      1. juiie b. respondeu Ana Carolina

        aaaahhhh, obrigada por responder!
        pior que nunca lembro da existência dos sapatos e bolsas metalizados, gente. mas adoro seu scarpin acobreado, ele fica ótimo com vários looks.

  23. Ana comentou:

    Adorei as explicações deste post. As únicas combinações que eu não gosto entre os neutros são as seguintes: azul com preto e marrom com preto.

    1. Ana Carolina respondeu Ana

      Menina, sabe que eu to amando azul com preto? 😀