Guia simples para usar seus lenços

Tem certas coisas que são muito no automático pra mim e eu esqueço que muitas e muitas vezes não é tão simples assim pra outras pessoas. Por exemplo: lenços e golas ainda são um mistério para muitas de vocês, gerando dúvidas de quando usar, como usar, como combinar. O resultado quase sempre é um cemitério desses itens enfurnados em alguma gaveta para todo o sempre.

Lenços e golas podem ser incríveis para deixar mais interessante e colorido o visual basiquinho, para misturarmos cores e estampas sem tanto alarde e ainda funcionam como o arremate dos looks, como se fosse a cereja do bolo para fechar a produção com elegância e criatividade!

Por isso quero simplificar o simples trazendo uma ideia básica na hora de você pensar como combinar seus lenços: por cores. Vou mostrar como em algumas dicas beeeemm rapidinhas:

Coordenar cores próximas entre a blusa e a estampa ou cor do lenço

Pensa na roupa que você quer usar (blusa, camisa, vestido, jaqueta) e coloque um lenço ou gola que tenha tons próximos à cor dessa peça para criar esse link cromático entre elas. Outra sugestão é usar o círculo cromático para fazer combinações complementares ou análogas (ensinei tudo aqui!) ou se basear pelas cores primárias, aquelas que vão originar outros tons: amarelo, azul e vermelho.

guia-para-combinar-lencos-ana-soares

Nessa foto eu joguei com as cores primárias, a blusa vermelha com a gola azul, o que resultou numa combinação mais impactante e criativa por conta do contraste entre elas.

Mas como saber se combina mesmo, Ana?

Gente, tem que experimentar! Colocar em prática mesmo as ideias! Jogar o lenço por cima da roupa estendida na cama, amarrar no pescoço (tem mil tutoriais no youtube!), amarrar como cinto na calça ou vestido. Roupa não morde, rs: se não curtiu, basta tirar e tentar outra ideia!

Ó nas fotos abaixo como eu fiz essa ligação entre a cor da blusa e dos lenços! 🙂 Na blusa azul eu escolhi um lenço que tivesse tons azuis (quase no tom sobre tom) para ajudar na harmonia. Na blusa verde eu ousei um pouco mais, mas repara como tem um verdinho ali perto do nó, vai! Hahahaha!

guia-para-combinar-lencos-ana-soares-2
Sendo meiga nas fotos hahahah

Com a blusa vermelha eu escolhi o lenço estampado que tivesse um tom de vermelho bem próximo ao dela. O vermelho da estampa do lenço remete imediatamente ao vermelho da blusinha, o que ajuda nessa harmonia entre eles quando direcionamos nosso olhar.

Na foto ao lado eu fui um tanto mais ousada e mandei ver na mistura de estampas, sendo o pulo do gato ter uma cor em comum entre elas. E até aí eu me preocupei com a harmonia, escolhendo um lenço que tivesse um tom de azul bem próximo ao das bolotas. É criativo, chama atenção, mas tem harmonia!

guia-para-combinar-lencos-ana-soares-4

Monocromáticos também são bem vindos! Tons próximos da mesma cor na blusa e gola/lenço, mas em texturas diferentes – o tricô da gola com a blusa de superfície lisa – deixa o look igualmente interessante, mais suave sem tanta diferença cromática e talvez uma combinação que gere uma identificação maior por não ter esse grito criativo dos outros, né? 🙂

Na outra foto, o detalhezinho da combinação de cima. 🙂

guia-para-combinar-lencos-ana-soares-5
Fotos: Denise Ricardo

Pronto, gente, só isso! Foi fácil ou difícil visualizar as ideias com o que se tem? Ficou simples a explicação? Deu pra dar uma ajuda pra todo mundo botar seus lenços pra jogo? Me contem e me marquem nas fotos de vocês do instagram 🙂

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

10 comentários

  1. Julie B. comentou:

    adorei esse post! preciso pegar meus lenços (principalmente os que não uso nunca) e me jogar nas combinações com minhas roupas. coisa guardada a vida toda acaba mofando e entulhando nosso armário. é a hora também de tirar aqueles que a gente ganhou ou comprou, mas têm cores e estampas que não combinam com a gente de jeito nenhum, e passar pra frente.
    ana, você tem algum link de formas de usar/amarrar os lenços? eu uso os compridos e finos muito como cinto. os que são tipo xale uso no pescoço, amarrados quase sempre da mesma forma (porque é bastante tecido, então faço uma amarração com voluminho). queria variar mais, e suas ideias são sempre ótimas.
    beijos!

    p.s. segui seu conselho de que vinho é neutro e comprei uma bolsa vinho, meio na esperança de que ela combine com tudo. trouxe só ela nas férias (claro que cuidei pra que as roupas escolhidas funcionassem com vinho) e estou me perguntando como vivi tanto tempo sem uma bolsa vinho. sempre fui de ficar de olho brilhando com bolsas vermelhas, amarelas e até estampadas, mas de uns tempos pra cá notei que quem tem muita cor nas roupas não consegue ter, ao mesmo tempo, cor nos sapatos e bolsas em todos os looks. o que você acha de falar sobre bolsas em algum futuro post?

    1. ana respondeu Julie B.

      Oi Julie, eu tenho várias bolsas coloridas e a que eu mais uso é uma vinho, adoro . A minha única bolsa preta que eu tenho , pouco uso.

  2. Paula comentou:

    Amei, Aninha! Principalmente os looks com mistura de estampas (adoro uma mistura de estampas e é sempre bom ter novas ideias, né?)! Acho que a maioria – eu incluída – se esquece dos lenços no armário, então muito obrigada por nos lembrar e por nos mostrar looks tão criativos. Vc sempre arrasando! <3

  3. ana comentou:

    oi Ana, muito bom este post e bem pertinente para a época. tenho vários lenços ( tenho um igual ao segundo -verde), dei vários em uma mudança,
    e não uso o que sobrou. Vou tentar usar , acho muito bonito e charmoso. Adoro seu blog, acho o melhor de todos. bjos

  4. Eu abro a minha gaveta olho para os lenços e depois desisto, nunca sei como combinar os danadinhos kk amei a tua explicação e as inspirações, vou tentar combinar para já usar amanhã mesmo.
    Beijão http://www.aprimeiravista.com/

  5. Jaqueline fagundes comentou:

    Oi Ana…tb adoro teus posts. Tenho 2 caixas com lenços e golas, mais uma pequena com lenços bem pequenos para bolsas…rsrsrs. Uso todos os dias. Penso no look já com eles.
    …mas a maior combinação que fiz, POR CAUSA TUA, foi uma camiseta listrada com lenço florido repetindo um tom…amei!!! ME SENTI PODEROSA!!! Bjs

    1. Ana Carolina respondeu Jaqueline fagundes

      que demaissssss! 😀

    2. Julie B. respondeu Jaqueline fagundes

      tenho uns lenços pequenos que nunca sabia como usar. adorei você falar das bolsas, vou tentar jogar os meus nesse detalhe da produção.

  6. Aliny comentou:

    Esse post é um verdadeiro serviço de utilidade pública! Benzadeus!

  7. Letícia Hokari comentou:

    Com suas dicas, espero tirar meus lenços da gaveta! Obrigada, Ana, por nos iluminar.