Ideias para looks de festa com o que se tem no armário

Desde que começamos esses roteiros de lojas OFF para comprar vestidos de festa (tem meu roteiro aqui e de vestidos plus size aqui) eu fiquei um tantinho incomodada, confesso. Mais porque eu defendo olharmos sempre com carinho e atenção pro que temos antes de sairmos comprando e gastando dinheiro com roupas que provavelmente serão usadas só mais duas vezes, no máximo.

A proposta aqui nem é de copiar exatamente os looks, mas de propor soluções criativas para peças que poderiam render looks festivos fora do padrão vestidos + canutilhos, principalmente se você não for madrinha e não tiver obrigação de ostentar algo inédito nem seguindo um padrão da festa.

Claro que depende da ocasião e horário, mas todas as ideias aqui podem ser adaptáveis, seja na forma e cores, no tecido mais brilhoso ou mais opaco, quanto nos acessórios. Eu quis inspirar todo mundo a tentar algo novo com o que se tem – ou pegando emprestado – e garantindo, assim, algo mais com a sua cara, sem exigir tantos recursos e sendo bem mais original e criativa!

Todos os looks são do que chamamos de tecido plano, que é aquele que não estica como malha e confere, assim, adequação maior. Priorizei os que são de fibras naturais, como algodão e seda, que têm um resultado mais elegante, mas também pesquei alguns mistos ou de poliéster.

Look 1 – Sobreposição

Esse vestido é antiiiiiiiiiiigo, de alcinha, todo em algodão resinado, o que confere um brilho nele – aliás, todas as peças desse look, exceto os brincos, têm anos e anos no meu armário. Ele tem uma altura de saia boa para eventos, próxima aos joelhos, e gosto demais de coordená-lo com essa blusa de renda guipir, o resultado final é bem mais interessante e parece que ela faz parte do vestido! Como a blusa é mais reta, eu arrermato com um cinto de couro e metais dourados, mas poderia ser uma faixa, coloco acessórios mais chamativos e pronto!

O resultado fica super criativo com a mistura das texturas da renda e do vestido, mesmo num look preto total.

roupa-festas-ana-soares-8

roupa-festas-ana-soares-7

Blusa Coven – 140,00
Vestido Leeloo – 115,00
Scarpin Santa Lolla – 99,00
Clutch C&A – 99,00
Brincos Montageart
Cinto Adô Atelier

Look 2 – Vestido arrumado + rasteira

Se eu não sou a madrinha ou se a ocasião não pede um longo, saco do armário meus vestidos mais chiquezinhos e vou lá ser feliz! Esse é de seda pura, arrematado num bazar, e se eu não for beber e dançar até o chão, hehe, é minha primeira opção nesses eventos!

Para ninguém achar que precisamos usar salto alto em festas (já escrevi sobre isso aqui!), a companheira do vestido nesse look foi a minha sandália rasteira com aplicação de uma cobra metalizada (amo cobras e insetos, rs) que eu usei num casório e foi ótimo sentir tanto conforto!

roupa-festas-ana-soares-2

Vestido Mocha de bazar – 300,00
Sandália Arezzo que uso também no dia a dia
Clutch C&A

Look 3 – Camisa + saia

Essa é a solução que eu sempre proponho para essas ocasiões, algo meio Carolina Herrera, a combinação mais chic de todas: camisa e saia! Camisa mesmo, essas de tricoline que usamos pra trabalhar, fica elegantérrimo com saias midi! Claro que eu fiz a minha versão mais criativa, hehe, com camisa transparente, mas poderia ser uma simples, sem detalhes.

A saia pode ser de tafetá, seda, crepe, não importa o tipo de tecido, mas de repente uma estampa mais coloridona e interessante, num modelito evasê ou uma godê, num comprimento midi, próximo aos joelhos. E, mais uma vez: todas as peças desse look são antigas pra caramba, papo de mais de 5 anos!

Gente, sério: camisa + saia midi e vai ser feliz.

roupa-festas-ana-soares-12

roupa-festas-ana-soares-11

roupa-festas-ana-soares-6

Camisa C&A – deve ter sido uns 80,00
Saia Leeloo – custou uns cento e poucos
Sandália Manufact comprada num brechó – 45,00
Bolsa que é de alguém da minha família mas não lembro quem, rs
Brincos Montageart
Anel Lita Raies

Look 4 – Saia longa

Saia longa, gente! Pronto, fim da explicação, hahaha!

Brincadeiras à parte, não tem como não se sentir arrumada e apropriada para um evento com uma saia longa (ou vestido longo, né)! O bom da saia é que ela permite outras coordenações com blusas e camisas, versatilizando mais as cores e as intenções dos looks – com uma peça dessa, dá pra usá-la tanto no dia a dia quanto em alguma comemoração!

Cata aí aquela sua saia longa de tecido plano, pensa nela com uma blusa mais estruturada (essa da foto é de linho), complemente com acessórios bacanões e vai ser linda assim lá em casa, viu. E, sim, também dá pra usá-la com a rasteirinha do look do vestido mais curto (depois que eu vi que ela ficou um tantinho mais curta com a sandália de salto)!

roupa-festas-ana-soares-3

roupa-festas-ana-soares-4

Blusa Jardin
Saia Vettori – 199,00
Sandália Manufact comprada num brechó – 45,00
Clutch C&A
Brincos Montageart
Anel Lita Raies

Look 5 – Macacão + blazer

Gosto de subverter a lógica do que se espera em casórios ou outros eventos indo de calça ou macacão para essas ocasiões. Eu AMO essas peças muuuito mais do que vestidos e saias, me acho mil vezes mais arrumada e interessante!

Este macacão é de tecido plano, algodão, em jacquard (que é um desenho feito no entrelaçamento dos fios do tecido, gerando essa textura que parece uma estampa) e eu acho esse decote e estrutura dele um arrasooooo! Arrematei no enjoei e é aquela peça que funciona para qualquer ocasião do dia e da noite!

roupa-festas-ana-soares-9

Mais uma vez indo na direção contrária e tascando esse blazer de shantung por cima! Adoro blazers e jaquetas de couro com vestidos de festa ou macacões/calças: ficam elegantes e tiram aquele lugar comum de nos enrolarmos em echarpes para nos esquentarmos nas noites mais frias!

Nesse caso o blazer tem um brilho bronze que sou apaixonada, o que deixa o look mais iluminado e diferentão! 🙂

roupa-festas-ana-soares-10

roupa-festas-ana-soares-13

Macacão (cheio de pelo de gato, haha) e blazer Stella McCartney para C&A
Scarpin Zara arrematado em bazar virtual
Bolsa que é de alguém da minha família, rs
Brincos Montageart

fotos: Denise Ricardo

Ufaaaaaa, gostaram das opções de looks? Acharam as ideias possíveis? Tomara que esse post ajude a acender boas ideias em todo mundo que precise de uma luz na hora de pensar o seu look festivo! 🙂

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

18 comentários

  1. Karina comentou:

    maravilhoso! na postagem sobre os off-luxo eu comentei num tom de crítica, então estou aqui para louvar desta vez. concordo com tudo que disse. nem todo casamento exige um vestido elaborado, assim como as convidadas não precisam ostentar luxo para estarem elegantes.
    recentemente fui a um casamento com um vestido herdado da minha mãe, meio acetinado, que estava largo em mim. acinturei com um lenço e ficou ótimo.

    1. macelli respondeu Karina

      Muito legal mesmo este “aproveitamento”, vai contra esse consumismo desenfreado. mas continuo achando rasteira pra casamento FEIO, parece descaso. não fica elegante, nem que seja com brilho.

      1. Ana Carolina respondeu macelli

        Que pena, Macelli! Porque eu não acho não. Descaso é confirmar presença e não ir 🙂 Ou então se o casamento for na praia, tem que ir de salto? Tem não!

  2. Tina comentou:

    Adorei!
    Essa coleção da stella foi incrível, pena que não achei nada pra comprar! Esgotou em horas.
    Uma boa sugestão de repeteco pra c&a

    1. Ana Carolina respondeu Tina

      Eu comprei esse macacão no enjoei!

  3. Laise comentou:

    Poxa vida! Como são as coisas! Estou em pleno dilema sobre o que vestir para um casamento diurno arrumadinho… não quero usar essas coisas tradicionais que não combinam comigo, mas também não quero ir simplinha demais. Esse post serviu (e muito!!) pra clarear minhas ideias e seguir firme na contramão 🙂

  4. Karupin comentou:

    Hoe, Ana! Tudo bom? 🙂
    Seu post veio para dar uma massagem na minha consciência, sabe? Eu nunca tinha ido a um baile de formatura e fui convidada para ir ao de uma amiga neste fim de semana.
    Faz muito tempo que tomei consciência de que me sinto desconfortável com vestido e bati o pé que poderia usar outras coisas além disso na ocasião. Decidi por um macacão de pantalona com um blazer, já que aqui estava bem frio. Até os 45 do segundo tempo antes do evento, minha mãe ficava implantando inseguranças na escolha que fiz – que estava inapropriado, que iria me sentir deslocada, que todo mundo ficaria me olhando, etc., etc.
    Com essa torcida do contra, foi difícil botar os pés para fora de casa, mas, uma vez que cheguei lá, foi engraçado me sentir bem indo contra aquela maré de vestidos mil-cores de cetim e suas estolas, sendo fiel ao meu próprio estilo. Ah, e minha amiga formanda também acabou “quebrando” protocolos, ao usar uma bela coroa – a cara dela, haha!
    Não é a primeira vez, mas muito obrigada por me ajudar uma vez mais a abrir a cabeça para outras possibilidades, sem sair da linha e ainda imprimindo autenticidade. 🙂
    Beijos, flor~

    1. Ana Carolina respondeu Karupin

      Ahhh que bacana ler isso! Que bom que vc foi fiel a você 🙂 Sempre vai ter alguém querendo impor sua visão sobre a gente, é preciso resiliência e uma boa dose de autoconfiança para seguirmos nosso caminho! Um beijo!

  5. Naty comentou:

    Tô BOBA!! Mulher, de onde vem tanta criatividade?!? Amei amei amei!!

  6. Giselle Giza comentou:

    Dicas maravilhosas!!! Obrigada 😘

  7. Renata comentou:

    Amei todos, mas os dois últimos certamente vou copiar. porque estão maravilhosos.

  8. Paula Fernandes comentou:

    Eu adorei, principalmente o macacão.

    Já usei macacão para ir em casamento.

  9. Jande comentou:

    Todos os looks maravilhosos! Assino em baixo sobre tudo que falou. Em algumas festas parece q tá todo mundo uniformizado com vestidos bordados, rendados e com tule.

  10. Marcela comentou:

    Ana, dificilmente comento mas amo seu trabalho, seu olhar sobre moda e coordenações nos ajuda a sair fora da caixinha.
    Sou do seu time e acho macacão uma das peças mais elegantes do guarda-roupa feminino,porém acho muito dificil encontrar um bacana ( que não seja malha/elastano) que não custe um rim.
    Você poderia dar umas dicas ?
    Beijos!
    Obs: to com saudades dos achados das leitoras, a tag morreu?

    1. Ana Carolina respondeu Marcela

      Oi Marcela! Obrigada pelo reconhecimento! 🙂 Vou anotar a dica é fazer um post só de macacões! Semana que vem já entra! A tag vai ressurgir, estou tentando um novo formato que se encaixe nos novos tempos 🙂 beijos!

      1. Cynthia respondeu Ana Carolina

        Já quero esse post sobre macacões! =D

  11. JULIANA comentou:

    Ótimo post, Ana.
    Como se chama seu gatinho? <3

    1. Ana Carolina respondeu JULIANA

      Pedro 🙂