Como combinar uma roupa colorida

Sabe aquela peça com uma cor bem colorida – sempre uso de exemplo essa saia verde – que você tem e só sabe combiná-la com blusa branca ou preta, sandália nude (cor da pele, na real) e bolsa preta ou marrom – tudo beeeeeeeem apagadinho pra não “brigar” com a cor da saia?

Pois bem. Isso na verdade só deixa a peça de roupa mais chamativa ainda, e pior: descolada do resto do look.

Na verdade não tem nada de errado, só que carregamos conosco essa informação difundida há anos pelo senso comum que preto e branco combinam com tudo (e isso é uma falácia), que quando usamos alguma peça de roupa colorida devemos neutralizar o resto, e o resultado disso é uma saia flutuante, sem ligação alguma com a produção completa.

combinar-cores-ana-soares-7
Saia verde combinada com blusa branca e sapato nude: sem graça

Quando combinamos a peça colorida em questão com outras cores que coordenam com ela, o olhar avança por igual na produção completa, de cima a baixo, deixando a silhueta mais alongada e harmonizando as cores. Achamos que tudo mais colorido ficaria muito ~cheguei~, só que nosso cérebro capta essa harmonia e tudo fica integrado, fazendo sentido na imagem!

Uma dica simples pra integrar as cores num look e criar coordenações mais harmoniosas, seria repetir a cor em outro ponto da produção. Por exemplo: lenço com detalhe verde na cabeça e/ou um colar! Olha aí o nosso olhar passeando por igual na silhueta 🙂

combinar-cores-ana-soares-9

Lenço que veio em revista
Colar Luiza Dias 111
Saia Bazar O Grito
Blusa Enjoy
Scarpin mega antigo da Santa Lolla

Outra mudança que ajudou nessa tarefa de harmonia visual foi colocar sapatos vermelhos – quem viu esse post em que explico como misturar cores usando essa mesma saia, entendeu que vermelho e verde são cores complementares, logo, funcionam bem juntas!

Verde, laranja e roxo formam um esquema de cores em tríade no círculo cromático, por isso também mandam bem quando usada juntas e deixam o look mais criativo. A ideia dessa segunda produção é mostrar essa ideia de mais cores num único objeto, como a bolsa, que concentra menor quantidade delas na composição e, assim, não fica tão espalhafatoso.

ana-soares-catarina-mina

Além disso, a ideia do casaco bege foi mostrar outras ideias de combinações de neutros com os coloridos – viciamos na proposta do preto e branco quando na real eles nem se integram bem com cores fortes, enquanto os neutros rendem muito melhor na composição, como beges, creme, marrons, caramelos, vinho, verdes musgos, azuis marinhos, etc.

combinar-cores-ana-soares-3

combinar-cores-ana-soares-4

Mantô Zara comprado em Praga
Bolsa Catarina Mina
Saia Bazar O Grito
Blusa Enjoy
Scarpin mega antigo da Santa Lolla

Esqueça que preto combina com tudo

Preto é a ausência de cores – lembram das aulas do colégio? Pois não só é verdade, como determinante para argumentar que, por conta disso, preto não funciona muito bem com coloridos!

Por isso misturar cor com preto fica meio forçado, com as cores pouco integradas entre elas. Como ele é uma cor neutra que resulta em contraste alto, outros neutros vão coordenar melhor, como verde musgo, azul marinho, vinho, cinzas, marrons, beges.

combinar-cores-ana-soares-12
Preto com verde: não rolou muito bem!

Uma alternativa maravilhosa ao preto é o azul marinho, mas pouca gente sabe disso. O marinho não é pesadão e contrastante como o preto, por isso ele atenua o impacto com outras cores e baila o baile muito melhor com elas.

Minha blusa azul marinho ainda tem uma transparência, o que deixa as cores dessa produção mais leve ainda – além de repetir o verde na estampa, criando mais um link!

combinar-cores-ana-soares-10

combinar-cores-ana-soares-5

Camisa de seda antiga da Espaço Fashion
Sandália Vicenza
Pulseira Luiza Dias 111

Por fim, ninguém está proibido de usar a cor que lhe der na telha, mas aqui estamos falando de alternativas, ideias e propostas mais interessantes.

Quer usar blusa preta com a saia verde? Se joga, mas olha como ele pode ficar atenuado quando escolho um fundo preto sob estampa com folhagens….verdes – lembram da dica de repetir a cor da peça em questão para deixar tudo mais integrado? Voilá.

combinar-cores-ana-soares-11

Blusa Cantão

fotos: Denise Ricardo

Gostaram? Querem sugerir alguma cor que vocês tenham dúvida? Podem escrever aí nos comentários!

 

Esse e outros temas são assunto do meu workshop Conheça suas Cores, que está com inscrições abertas para:

Brasília – turma da tarde – 08/07 -> inscrições aqui

Belo Horizonte – 22/07 -> inscrições aqui

Curitiba – 05/08 -> inscrições começam semana que vem!

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

21 comentários

  1. shamya comentou:

    Uau… parece mágica! Muito bom quando você escreve sobre essas dicas. Amei… Valeu, Aninha!

    bjus

  2. Paula comentou:

    Nossa, Aninha, como fica visível a diferença com as fotos ne? Amei! Obrigada por mais um post perfeito! Só vc pra nos salvar desse senso comum furada hehehe! Bjs

  3. Bruna comentou:

    Ana, eu amo preto com azul, preto com laranja, preto com verde, preto com cinza… Sou muito branquinha e sei que o preto em mim dá aquele “choque”, mas não estou nem aí. rs Amei as propostas que deu pois amo brincar com as cores (e como os acessórios fazem muita diferença no look como você sempre está pontuando). (^-^)

  4. UAU, que coisa mais linda, várias dicas para compor looks maravilhosos e usar as cores ao nosso favor. Adorei Aninha!

  5. Bruna-Joinville comentou:

    Ana!!!
    Tu já tá ligada que és a única blogueira que eu conheço que faz esse tipo de tutorial em fotos né?! Eu sugo esse tipo de conteúdo kkkkk

    Quanto às cores: já tive uma pira de jamais misturar marrom e cinza…veja que absurdo!

    Acho que uma dica de cor para post é o laranja! Acho lindo, mas é sempre tão renegado pelas pessoas…coitado!

  6. Laise Cabral comentou:

    Amei muito as dicas! A ideia de repetir a cor em um acessório é maravilhosa, confesso que nunca tinha parado para pensar nessa possibilidade, tenho uma saia laranja e só consigo usá-la com blusa preta.

  7. Milena comentou:

    Engraçado que desde criança eu tenho birra com a ideia de combinar as cores com preto e sempre fui amante do azul marinho! Ô cor maravilhosa de dia, de noite e pra todo mundo!

  8. Mariana comentou:

    Post maravilhoso! Amo quando vc dá dicas assim, Ana!!!! Muito útil! Vc podia fazer um sobre o laranja e o vermelho tb. Um abraço e sucesso! 🙂

  9. Simone Marques comentou:

    Olá Ana, amo cores tenho peças bem coloridas e muitas no tal azul bic. Um post assim com esta cor seria muito legal. Bjs

  10. Aline Faria Lima comentou:

    Acho q vc já sabe, mas nunca é demais dizer como vc arrasa! Amei as dicas, vou tentar reproduzir com uma blusa laranja q tenho e acabo sempre coordenando com uns jeans bem sem graça… Ontem mesmo a usei e me senti “água de salsicha”. bjsssss

  11. Elisa comentou:

    Minha blogueira FAVORITA da vida!!
    Arrasou… de novo!

    1. Ana Carolina respondeu Elisa

      Sua linda!

  12. luisa comentou:

    tenho uma calça exatamente nessa cor e amo usar com cinza mescla, azul marinho, bege/blush e blusas estampadinhas… recentemente combinei ela com uma blusa azul royal com pequenos abacaxis laranjas, coloquei acessórios caramelo, achei que super funcionou apesar de não ter nada com nada teoricamente!

  13. Helen comentou:

    E eu achando que era implicância minha não conseguir combinar cor com preto…Sempre achei que pesava demais!! Incrível a diferença entre a primeira e a segunda fotos, parece que a luz mudou😱!! Obrigada, Ana, por todo esse esclarecimento, colocado de uma maneira bem didática !! Não vejo a hora de chegares em Porto Alegre com o workshop!!!Estarei lá! Bj

  14. Priscila comentou:

    Annnaaaaaa!!!!
    Amei as dicas. Tenho uma calça de linho laranja, beeeem laranja. Gostaria de mais dicas assim, pois só consigo usá-la com blusas branca, preta e nude. Heeeellllpppppp, Aninha!! !❤❤❤❤

    1. Ana Carolina respondeu Priscila

      Sugestão anotada, lindona!

  15. Bianca Beatrice comentou:

    Ana, sempre acertando em cheio nos seus posts!

    Eu tenho sérios problemas com vermelho. Não consigo usar por mais que ame (e uso mto batom vermelho), mas hj dps de ler tanto sobre coloração pessoal, acredito que apenas não devo ter achado o “meu vermelho”.

    Sábado quero solucionar este mistério hahaha

  16. Amanda comentou:

    Ana, tenho um “problema” com pink! Amo a cor e por isso, já inventei de comprar algumas peças mas tenho dificuldade em usá-las e combiná-las com outras cores que não sejam as neutras.
    Ou pode ser que ela não faça parte da minha cartela de cores, daí a dificuldade… Mas tudo tem jeito, né? rsrs
    beijos e sigo sua fã!!

  17. janis comentou:

    ótimas dicas….

  18. Pâmela Lenoir comentou:

    Mulherrrrr, que dicas incríveis! Nunca pensei nisso. Você nos ajudou e muito. Beijooos

  19. Ana, excelente seu posto! Dicas muito valiosas, e tudo ilustrado de forma magistral com suas fotos! Queria te pedir um post neste estilo, mas quando a peça de baixo (calça / saia) é colorida e estampada. Help! \o/
    Beijos
    Ana Letícia