A decoração do meu home office!

chave-home-office

Há quatro anos eu optei trabalhar em esquema home office em tempo integral. Pouco antes eu tinha um emprego de meio período, chegava em casa e continuava trabalhando, mas não estava feliz, queria e precisava dedicar mais tempo à nova profissão que abracei.

Trabalhar de casa não é tão simples assim. Requer disciplina (tenho pouca), organização (tentando melhorar) e paciência, já que é comum acharem que seus horários são livres só porque você está em casa tempo integral. Eu sempre odiei a rotina de sair para cumprir um horário, me sentia deslocada e estranha por não me adaptar. No começo desse esquema em casa, eu sofri muito: me sentia deprê por não conseguir sair de dentro de casa por semanas e de não ter mais colegas de trabalho para encontrar e trocar ideia.

Ao longo dos anos eu fui acertando tudo e hoje tenho uma rotina, que inclui também sair e aproveitar o dia, encontrar amigos para um chopp, adoro fazer meu horário. Apesar de ter a sala decorada, eu não conseguia visualizar nada de criativo para o meu escritório, e trabalhar olhando pra uma parede branca, com caixas espalhadas pelo chão, não é lá muito inspirador nem muito prático.

A tristeza que era antes:

escritorio-antes

A Carol Dias, que é a designer de interiores que acompanha o blog há anos e chegou aqui por conta desse post, propôs para este espaço um serviço que ela oferece, o Vamos juntos: além de ter um valor super acessível, a Carol apresenta em 3 encontros uma ideia de projeto, uma lista de compras com o tamanho de tudo, medidas, cores e onde encontrar, além de dar uma ajuda extra na hora da decoração!

home-office-hoje-vou-assim-off-4
Fingindo que estou mostrando algo só pra ficarmos fofas na foto <3

Ela me ajudou também na decor da minha sala, que já teve post recheado de fotos.

O PROJETO

Funcionou assim: ela veio, conheceu o espaço e o que eu tinha. Eu já tinha uma ideia do que queria e do que eu não gosto (por exemplo, odeio clichês e adoro geométricos), entendeu o meu estilo de vida, fotografou tudo e depois me mandou um questionário para eu responder e guiá-la no processo, além de um exercício de referências visuais.

Eu queria aproveitar o máximo de elementos que eu já tinha, para não gastar muito, e a sorte é que a Carol adorou os elementos desse quarto, como a estante de madeira, a cadeira que ganhei de um site de móveis, o pôster de uma exposição e a mesinha lateral que foi da minha avó.

Como o quarto onde trabalho é integrado à sala e é pequeno, eu não queria entulhar de coisas, pretendia aproveitar o máximo de objetos que eu já tinha para não gastar muito.

Quando a Carol apresentou o projeto, eu quase morri de alegria! Achei elegante e com uma cara de escritório que fica em casa! Gostei também da sobriedade, já que a minha sala é beeeem colorida e eu não queria ter minha atenção dispersada com muitas cores. ADOREI de cara!

IMG_0881

Ana - home office - planta

Antigamente eu trabalhava virada para a parede e achei certeira a sugestão da Carol de deslocar a mesa para perto da janela, aproveitando a ótima vista lateral que eu tenho. Gostei de ver também que deu para aproveitar o que eu já tinha, deixando o projeto bem mais em conta!

As prateleiras serviriam como apoio para meus gatinhos subirem e apreciarem a vista comigo. 🙂 Mas como eles se viraram e sobem sem ajuda de nada, pela mesa, não instalamos elas, nem as frases.

Agora eu vou mostrar o resultado final e contar na sequência como foi o processo. Aí está, o ambiente prontooooooooooooooooooooo! 😀

home-office-hoje-vou-assim-off-12

Não ficou lindo meu escritório? Eu nem acreditei que deu até pra aproveitar a mesinha da vovó!! <3

home-office-hoje-vou-assim-off-3

home-office-hoje-vou-assim-off-1

O pôster que ganhei numa exposição de fotos do Karl Lagerfeld em SP e emoldurei baratinho numa vidraçaria na Glória <3

home-office-hoje-vou-assim-off-14

Feliz da vida porque agora eu realmente me sinto numa estação de trabalho, mas sem perder o ar aconchegante de uma casinha <3 Fez muita, mas muita diferença trabalhar próxima à janela, podendo contemplar a vista, o céu. Deu um salto de bem estar e leveza que se refletem hoje na minha escrita.

home-office-hoje-vou-assim-off-5

o processo

Com a lista detalhada em mãos, iniciei pela pintura. Eu queria algo diferente para o quarto, mas não conseguia pensar num elemento, por isso achei genial o movimento que o desenho geométrico traria.

A cadeira que eu uso estava toda grudenta de algo que foi passado nela, e eu queria jogá-la fora. Até a sua revitalização com tira grude foi uma dica preciosa da Carol! Depois troquei a mesa pesada e antiga por um cavalete com tampo de vidro para trazer mais leveza pro espaço.

Mandei emoldurar os pôsteres que eu já tinha, mandei fazer a persiana (o item mais caro, junto com a mesa!), mudamos os objetos de lugar e, por último, os objetos decorativos que faltavam, como os hangers, as plantas e alguns acessórios. Foi bem fácil procurar por eles com a lista em mãos e com a orientação e suporte da Carol.

A mão de obra ficou por nossa conta, seguindo as orientações da Carol, que veio para finalizar a decoração.

home-office-hoje-vou-assim-off-6

DETALHES DA DECORAÇÃO

Mesmo depois de tudo, eu ainda sentia falta de algo para distribuir mais os livros e deixar a estante livre para decorar, só que eu não queria gastar muito mais. Aí vi numa loja umas estantes feitas com caixote de feira, esses de plástico coloridos. Mostrei a ideia pra Carol e ela sugeriu que eles fossem pregadas na parede, fazendo as vezes de prateleiras:

caixote-feira

Compramos os caixotes na CADEG, cada um custou R$25 reais, meu marido fez quatro furos na parede para afixá-los e pronto. Foi uma alternativa super em conta, que desafogou a estante que troquei por pontos na Meu Móvel de Madeira (ou seja, só custou o frete), não ocuparam espaço e ainda por cima fizeram um link ótimo com a cor da parede!

A Carol quem deu os detalhes decorativos nos livros, fez uma super diferença colocar uma parte deitada e outra em pé, criou um movimento bacana pro visual da estante. Na parte de baixo, outro caixote, mas esse pra guardar meu material de cores e esconder a bagunça nele.

home-office-hoje-vou-assim-off-8

estante-1

Esse vaso de vidro era de loja de 1,99, estava sub aproveitado há anos; nunca imaginei que renderia um ótimo vasinho de planta!

home-office-hoje-vou-assim-off-7

Voltando pra estação de trabalho, a luminária e a mesa são da Tok & Stok, o vasinho eu já tinha e aproveitamos uma tampinha de embalagem pra guardar miudezas como pen drive e post its.

home-office-hoje-vou-assim-off-10

Os hangers também ficaram perfeitos: pendurar as plantas foi uma ótima solução para deixar a área livre e ainda ficou tudo mais charmoso. Encomendei os meus no Faia Estúdio (que veio com uma cartinha linda, ela era leitora antiga do blog!) e as plantas eu comprei numa chácara na Muda (Rua Conde de Bonfim, 910), perfeitas para ambientes fechados pois precisam ser regadas só duas vezes na semana.

hangers-home-office

Como eu gosto de uma cervejinha, usamos uma das garrafas para animar mais ainda o decor, assim como os outros badulaques que eu já tinha, os porta lápis e etc:

home-office-hoje-vou-assim-off-9

Não é impossível ter alguém ajudando, nem precisa gastar muito. Eu já tinha objetos bacanas, mas não fazia ideia de como colocá-los no espaço. Eu jamais imaginaria a mesa perto da janela, por exemplo! Meu home office é a prova que é possível termos ambientes com a nossa cara, sem seguir modismos, sem gastar muito, adaptando o que temos e que nada disso é fora das nossas possibilidades.

Tem feito uma super diferença para os meus dias trabalhar aqui. <3

home-office-hoje-vou-assim-off-11
Fotos: Denise Ricardo

Para conhecer mais projetos e os serviços da Carol, entre no site dela 🙂

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

22 comentários

  1. Adriane comentou:

    Lindo demais e cheio de personalidade.Sucesso no novo ambiente!Bjos.

  2. Anaaaa, que lindo que ficou!!
    Amei demais a pintura geométrica, os detalhes das caixas e as plantinhas.
    Ficou a sua cara!!

    Amei demais mesmo!! <3 <3
    Bjssss

  3. Denise D. comentou:

    Ficou show ! Esta ideia de aproveitar as caixas da Cadeg foi demais ! Prá mim, também é fundamental ver o céu e o tempo lá fora. E plantinhas dentro de casa são essenciais.
    Vocês estão de parabéns, espaço funcional e bonitão.
    bjs

  4. Renata Lemos comentou:

    Eu sou leitora há um tempinho, mas nunca comento. Não pude deixar de comentar como achei lindo e sua cara. Estou no processo de mudança e já peguei algumas ideias. Inclusive, estou repensando o lugar da minha escrivaninha. Gostaria de dar uma sugestão, me perdoe se você já tiver falado sobre, dei uma busca por aqui e não encontrei: tem alguns livros no seu escritório sobre moda e estilo, gostaria de ler sua impressões sobre eles, qual você mais gosta, etc. Grande beijo!

  5. Camila Oliveira comentou:

    Esse cantinho ficou a sua cara, Ana. Aprovado. Uma lindeza, só. Menina talentosíssima. 🙂

  6. Amei Ana, que soluções excelentes vocês encontraram. Parabéns e boa produção de posts na sala nova!
    Beijos

  7. Lídia comentou:

    ai gente, que lindeza! amo essa decoração simples/despojada/alegre. Já sou sua fã Carol!!

  8. O mais lindo de tudo é o sorrisão na sintonia de vocês e ver o quanto um bom trabalho, feito com respeito pelo cliente e amor pela carreira, é capaz de tocar no coração de quem recebe o resultado final. Seu escritório ficou mara. Beijão

  9. Tamara comentou:

    Amei, Ana!! Ficou muito clean e sofisticado, sem cara de chatice!!

  10. Sarah Goulart comentou:

    Amei!!

  11. Ficou fantástico, Ana! Incrível o trabalho da Carol e obrigada sempre por valorizar o design de interiores no seu blog. Vale muito a pena contar com um profissional! Design é isso, é transformar nosso espaço com amor e técnica para sermos realmente felizes ali, todo dia! <3

  12. Marcia Lo Fiego comentou:

    Ficou lindo, amei!!! Já coloquei o site da Carol nos favoritos….quem sabe no futuro 😉

  13. Talento a toda prova. Muita criatividade e bom gosto em plena ebulição, Parabéns

  14. Bia Pinheiro comentou:

    Ficou lindo demais! Um sonho! Eu tenho vontade de fazer isso para o meu novo lar, mas fico com receio porque o meu cantinho será alugado… Você ficou pensando nisso também? Se realmente valia a pena? Lembro de um post seu mais antigo falando um pouco sobre isso…
    Beijo!

  15. Ariana Melo comentou:

    Super legal, Ana! Também adoro formas geométricas e amei a sua parede!! Bjs

  16. Ficou perfeito! Um profissional faz toda diferença!😍
    👉 Eu fiz um post em meu blog inspirado no seu. Olha lá!💋

  17. ana comentou:

    adorei a decoração

  18. Mari comentou:

    Ficou maravilhoso, Ana!

  19. Mari comentou:

    Que lindo, Ana!
    Funcional e inspirador!
    Sei que você tem gatinho em casa também… ele se “interessa” por plantas?
    Tenho uma que come as plantinhas, então tenho que procurar por espécies não-tóxicas mas tenho dificuldade em saber o que pode e o que não pode. Você tem alguma dica?
    Comprei um suporte pra pendurar na parede mas mesmo assim tenho medo de cair uma folha e ela comer, sabe?! hehehehe Preocupações de mãe de gatos.
    Beijos

    1. Ana Carolina respondeu Mari

      Oi Mari! Não, os meus não comem plantas…mas você pode pesquisar em alguns sites e confirmar com o veterinário…uma q eu lembro q li ser tóxica é a costela de adão :/ Beijoca!