Manifesto: a culpa não é da roupa

A maioria esmagadora da minha audiência é composta por mulheres. Então, quando eu digo que muitas e muitas vezes eu sinto medo de andar na rua, eu sei que vocês vão entender exatamente o que eu sinto: não faz diferença se eu saio com um short curto ou coberta com calça e manga comprida, o assédio existe e ele é real.

Eu temo por mim, eu temo por outras manas que não conseguem ter o mínimo de paz no caminho pra casa ou pro trabalho. Uma pesquisa apontou um triste número: 90% das brasileiras já trocaram de roupa por medo de serem assediadas. Todo dia eu falo no blog sobre sermos mais felizes com o que vestimos, mas infelizmente muitas mulheres não se sentem tão livres assim e nem tão seguras ao fazerem suas escolhas. 🙁

actionaid-enjoei-2

Cada vez mais blogs, sites e perfis de mulheres maravilhosas estão ganhando espaço e voz para denunciarmos que estamos FARTAS. Fartas de nos cobrirmos, de acharmos que a culpa é nossa na hora de termos escolhido aquela roupa, que não deveríamos ter usado aquela saia, que quem mandou sermos provocativas com aquele decote, quem mandou sentir calor e sair de short curto, quem mandou não se dar o respeito e passar batom vermelho…

CHEGA.

Vamos conversar com mais mulheres, parar de apontar o dedo, de culpabilizar a vítima, vamos juntas ajudarmos umas às outras. Vamos envolver nossos amigos, namorados e maridos nessa nossa triste realidade.

Você não tem culpa. Você veste a roupa que você quiser.

Eu e um time de blogueiras nos unimos a muitas outras mulheres incríveis e estamos participando desta causa da ActionAid, um movimento global de pessoas que trabalham juntas para promover os direitos humanos e superar a pobreza, em parceria com o enjoei, para ajudarmos de alguma forma mulheres em situação de vulnerabilidade a superarem seus medos e suas violências diárias.

aculpanaoedaroupa

Cada uma de nós doamos algumas peças de roupas nossas para ajudar na campanha, e todas elas vem acompanhadas de alguma história de assédio que sofremos na vida.

actionaid-enjoei-a-culpa-nao-e-da-roupa

Visite a lojinha da ActionAid no enjoei, escolha alguma peça incrível que te faça sentir poderosa e você estará contribuindo com a campanha.

O valor arrecadado com a venda desta doação será revertido para o trabalho da ActionAid em prol das mulheres. Participe desta causa #aculpanãoédaroupa

Estamos enjoadas.

Enjoadas de assédio.

De discriminação.

De falta de respeito.

Enjoadas de ouvir gracinha por causa da nossa roupa.

A gente tem o direito de usar o que a gente quiser.

Toda mulher tem o direito de usar o que ela quiser.

Sem ouvir fiu-fiu.

Sem ser chamada disso ou daquilo.

Sem ter que ouvir que a culpa é da nossa roupa.

Não. A culpa não é da roupa.

#aCulpaNãoéDaRoupa

* Campanha sem fins lucrativos apoiada pelo blog.
Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

3 comentários

  1. Flávia comentou:

    Muito legal!!! Campanha inteligente, pertinente e necessária!!! #aculpanaoedaroupa

  2. Janaina Feital comentou:

    Super apoiado! Tamo juntas manas! #aculpanaoedaroupa

  3. viviaene comentou:

    Com certeza,chega de tanto abuso,temos direito usar o que nos faz se sentir bem.Quantas vitimas abusam ,tiram a própria vida e ninguém faz nada,a pessoa sofre e ainda tira a vida,quem fez não acontece nada.