Dicas para dobrar e guardar suas roupas

No início é bem tenso perceber como organizar o que se tem. Eu lembro que ficava perdida quando meu armário vivia zoneado, mas depois da Rafa Duarte, personal organizer, vir me ajudar e me explicar a lógica do processo, fez muito mais sentido. Eu escrevi sobre todo o processo de organização do meu guarda-roupas.

Ela voltou para fazermos uma revisão – eu achava que ela chegava, arrumava, depois mandava beijos de luz e pronto, hahahahaha! – mas ela voltou para ver onde tive mais dificuldade para manter a organização, se eu senti vontade de mudar algo, me ajudar com algumas dobras e a rever o que ainda estava fora do lugar.

Uma das coisas que ficaram pendentes foi de aproveitar um espaço que fica embaixo da parte dos casacos/blazers, que tinha aquele cabideiro instalado de calças – que na real atrapalhava mais que ajudava e ficava um espação sobrando sem ter o que colocar ali. A Rafa sugeriu que eu tirasse aquele cabideiro e instalasse um varão pra colocar minhas saias, que ficavam dobradas amontoadas num dos nichos do móvel:

arara-armario-2-hoje-vou-assim-off.jpg

Comprei uma caixa de cabides infantis de veludo, que ocupam menos espaço e não deixam a roupa sambando neles e separamos por cores – já identifiquei na foto uma saia fora do lugar, hehe. O bacana de ordenar assim é que fica mais fácil na hora de procurar a peça que você precisa e sem dúvida alguma, ficou muito melhor para visualizar o que eu tenho.

Aí eu aproveitei a revisão da Rafa para documentar alguns passo a passo de dobras de roupas e até de cintos! Eu aprendi com essa experiência o quanto o processo de organização busca aproveitar todos os espaços para facilitar as demandas diárias e economizar espaços. O bacana é que essas dicas funcionam também quando precisamos arrumar a mala para uma viagem e que não precisamos ter mil móveis para guardar um monte de tranqueira – dá pra ganhar tempo e dinheiro com os packs organizadores ou aproveitar até caixas que você tenha em casa.

dobra de peças com formatos diferentes

Um exemplo de otimização de espaço com a dobra correta é esse casaquinho/pelerine de tricô que eu tenho. Ele não tem uma forma fácil de dobrar, mas a regra de ouro da organização é transformar cada item num quadrado ou num retângulo. E foi isso que a Rafa fez: ela posicionou a peça e fez tentativas para dobrá-lo até virar retângulo.

dobra-roupas-9-hoje-vou-assim-off.jpg

Ela dobrou ele ao meio e ficou compridinho assim.

dobra-roupas-10-hoje-vou-assim-off.jpg

Depois resolveu as extremidades: as mangas foram dobradas pro meio da peça.

dobra-roupas-11-hoje-vou-assim-off.jpg

Uma dobra ao meio e pronto! Virou um retângulo 🙂

dobra-roupas-12-hoje-vou-assim-off.jpg

E coube perfeitamente no canto lateral desse pack de casacos e roupas de frio. Aproveitamento máximo!

dobra-roupas-13-hoje-vou-assim-off.jpg

A Rafa encomenda esses packs de TNT com visor de plástico (bons para acondicionar as roupas por grupos e não deixá-las abafadas mofando) com a All Fabricar Ideias e tem três tamanhos; pequeno, médio e grande, com preços médios de R$30 (consulte o fornecedor para saber certinho). Outro fornecedor da Rafa é a HL Organizadores.

dobra-roupas-14-hoje-vou-assim-off.jpg

Dobra envelope

Outra ideia de dobra, dessa vez uma dobra envelope, que é ótima pra segurar aquelas peças que desmontam com facilidade e deixá-las pequeninas! O ideal seria fazer com roupas que não amassem 🙂

dobra-roupas-1-hoje-vou-assim-off

Esticar a legging de frente (pode ser uma outra peça, como uma blusa, por exemplo) e depois dobrá-la ao meio, puxando aquele rabixo das entrepernas.

dobra-roupas-2-hoje-vou-assim-off.jpg

Esticar bem de novo!

dobra-roupas-3-hoje-vou-assim-off.jpg

Dobrar o rabixo ou sobra para formarmos um retângulo com a peça (lembram? tudo tem que virar retângulo ou quadrado)

dobra-roupas-4-hoje-vou-assim-off.jpg

Aí você pega a extremidade das pernas e dobra até a outra:

dobra-roupas-5-hoje-vou-assim-off.jpg

Pronto! temos o retângulo 🙂

dobra-roupas-6-hoje-vou-assim-off.jpg

Você pega a parte do cós ou do elástico, que é por onde enfiamos as pernas e puxa até o meio. Pega a outra extremidade, reta, e puxa até ir ao encontro dela – e é aí que a mágica acontece: você coloca essa extremidade por dentro daquela primeira!

dobra-roupas-7-hoje-vou-assim-off.jpg

Você vai encaixando ela até ficar bem presinha dentro e é nesse momento que você observa se está firme, se não vai desmantelar ao mexer.

dobra-roupas-8-hoje-vou-assim-off.jpg

Olha aí o pacotinho pequenininhoooo e firme! Dá pra encaixá-lo na mala, num canto da gaveta, numa colmeia, numa caixinha. 🙂

rafa-dobras

E um tutorial rapidex da dobra envelope para lenços e bandanas:

dobra-envelope-lencos

Usando um gabarito

Uma outra maneira de dobrar é usando um gabarito. Ele pode ser essas pranchetas padrão – que você pode fazer em casa cortando uma pasta polionda – ou usando até uma revista de base, e a grande vantagem é deixar todas as dobras padronizadas no mesmo tamanho, para que se encaixem melhor nas gavetas ou nos packs.

Os gabaritos podem ter os seguintes formatos: 30x21cm; 30x24cm e 30x18cm.

Usando o gabarito, posicione a peça de costas. Usamos um dos blazers mais pesados que eu tenho e que não vou usar tão cedo, por isso não tinha necessidade dele ficar pendurando, ocupando espaço.

É importante deixar todos os botões abotoados ou zíperes fechados.

dobra-roupas-15-hoje-vou-assim-off.jpg

Dobre uma metade e depois a outra.

dobra-roupas-16-hoje-vou-assim-off.jpg

Dobre ao meio na altura da gola. Tire o gabarito e vire: está pronto!

dobra-roupas-18-hoje-vou-assim-off.jpg

Dobras firmes de cintos

Ainda nesse esquema de dobras que não desmantelam, gravamos a Rafa ensinando como enrolar seus cintos sem que eles soltem! 🙂 Rapidinho, em menos de um minuto, dá o play para ver como é:

dobras-cintos-hoje-vou-assim-off

 

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

5 comentários

  1. A-mei essa dica do cabide pequeno para saias e alças já vou aderir

  2. Fatima comentou:

    Ana, preciso muito de informações sobre isso. Tenho muita, muita dificuldade. Continue, sempre que puder!

  3. Ariana Melo comentou:

    Adoro!! No meu guarda-roupa fica tudo dobradinho assim! Além de bonito visualmente, economiza muito espaço!!