Decoração do meu apê: como ficou a sala!

Não banalizem a vida real foi um dos meus textos mais viscerais e, provavelmente, o mais intenso que já escrevi. Acordei às 3h da manhã com aquela história entalada na garganta, os dedos coçando para verte-la em palavras, sentei e foi tudo de uma vez.

Mudar da casa antiga foi o momento mais feliz do ano pra mim. Trocar um espaço que não comportava minhas cores e sonhos para um que pudesse traduzir a nossa essência.

E como vocês me acompanham em tantos momentos, eu faço questão de dividir como tem caminhado a decoração e a organização da minha casinha! 🙂

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-19

O apartamento é alugado, mas isso não diminui em nada nossa satisfação. E, se aquele texto foi uma catarse após uma frustração, ele também trouxe muitas pessoas incríveis que queriam me ajudar a tornar meu lar a extensão do meu sorriso <3

Aquelas palavras tão sentidas fizeram a Carol, leitora desde sempre do blog, querer pegar na minha mão e me conduzir por ideias incríveis. Eu me sinto uma privilegiada por conseguir despertar tantos sentimentos bons, não por ganhar coisas, entendem? Ela foi um desses serumaninhos especiais que trabalharam comigo e me guiaram para deixar tudo mais colorido.

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-carol-dias

A Carol Dias é designer de interiores, goiana e residente no Rio de Janeiro há alguns anos, e foi a responsável por traduzir todos os nossos desejos em um projeto para os ambientes da casa nova: sala, escritório, quarto e quarto de hóspedes.

Eu sou consultora de estilo e eu sei que muitas vezes a galera fica com receio de ter alguém impondo sobre nossas escolhas ou acredita que é um serviço inacessível – imagino que seja o mesmo para a área da Carol.

Mas, ó, hoje estamos vivendo um momento em que coaches e consultoras são peças-chave para serem nosso suporte (inclusive para economizar) e entendermos mais quem nós somos, ouvindo, orientando e traduzindo nossas inspirações e vontades em projetos que caibam no nosso orçamento e, principalmente, no nosso estilo de vida.

O primeiro cômodo a ficar pronto foi a sala!

A Carol veio aqui para conversarmos sobre minhas expectativas em relação à casa, entender a nossa rotina e limitações num espaço alugado e com orçamento reduzido, além de pescar tudo o que me inspira e minhas motivações. Eu sabia escolher coisas bacanas, mas sou uma inábil na hora de pensar a decoração, rs!

Minha sala já estava com praticamente todos os objetos, com a parede pintada de azul netuno, só que tudo estava muito desconexo: eu não fazia ideia de como dispor todos os nossos badulaques. Mas eu sabia que queria uma sala extremamente colorida e irreverente, bem a minha cara, para receber nossos amigos com muita alegria.

A Carol apresentou então um projeto que, basicamente, consistia em mudar vários objetos de lugar (estávamos com 3 mesas laterais, não me pergunte como, hehe) e criar alturas diferentes para tornar o espaço mais dinâmico e harmonioso. Ela também fez uma lista do que era bacana entrar, com várias opções, sugeriu a disposição dos quadros, e me ajudou a escolher as plantas e outros itens.

Após conseguirmos fechar quase tudo que a sala precisava ter – que, basicamente, foi trocar os móveis de lugar ou disposição, pendurar os quadros e organizar de forma decorativa todos os objetos – o ambiente foi ganhando forma…

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-5

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-6

…e ficou MARAVILHOSO assim! 😀 Ehhhhhhhh!

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-4
Posando depois de arrumar tudo hahahaha!

Eu e Paulo estamos tão apaixonados pela sala que ficamos sempre um tempão parados admirando a decoração! A gente já tinha vários móveis, mas foi incrível ver que o local ganhou outros ares com mudanças tão pontuais! Eu nem acredito que finalmente tenho uma sala assim, chego a emocionar só de ver essas fotinhos :,)

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-3

O sofá foi comprado por uma pechincha na loja OFF da Abra Casa | luminária da Oppa | o quadro é um poster que ganhei numa exposição e emoldurei | as almofadas são da Collector55 e Tok&Stok

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off

O tapete, da Oppa, foi o toque de mestre da Carol, para criar uma divisão entre os ambientes de jantar, de TV e de leitura.

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-2
A cadeira preta é da Tok&Stok, o rack da Oppa e as plantas são da CADEG!

O vaso de coração é da Tok&Stok; a estante de pé palito é da Oppa e ficou durante anos com os objetos dispostos de qualquer maneira. Nós adoramos trazer algumas miudezas de viagens como lembrança, mas não fazíamos ideia de como deixar tudo com uma carinha mais de Pinterest, hahahaha! A Carol foi quem dispôs todos eles de acordo com temas em cada nicho.

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-17

Esse verdão da planta criou um contraste incrível com a parede, né não? A girafa é meu xodó e foi comprada na FENEARTE, em Recife! Ao lado dela, meu altar, com o São Francisco de Assis batizado nas águas do Velho Chico, que eu dei pro meu pai e depois voltou pra mim.

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-9

Os copos de pinga vieram da Imaginarium e as xícaras são uma mistura: as brancas são vintage dos anos 70/80, que peguei na casa da minha mãe; as estampadas são da Fundação Athos Bulcão e foram presente de leitora; e a laranja eu comprei na Le Creuset.

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-12

Outra dica bacana é essa de empilhar as xícaras e copinhos, criando, mais uma vez, alturas e movimentos diferentes. 🙂 Nos outros nichos ela colocou livros variados sob os objetos.

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-14
As matrioskas compramos em Berlim | a câmera é vintage, estava com a minha avó | garrafa presente da amiga | quadro do Neruda que trouxemos do Chile | cestinha que eu trouxe de Paraty
sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-13
Os pinguins/matrioskas são da Frau Bodan (BH), arranjo que ganhei do Trocaria e os músicos vieram da minha viagem a Recife

A mesa de jantar e as cadeiras são da Meu Móvel de Madeira e o pendente Kartell eu ganhei. A mesa ficava grudada na parede, a sugestão foi deixá-la perpendicular a ela, além de deslocarmos essa luminária do meio da sala para a parte central da mesa.

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-20

Esse é o nosso cantinho da leitura, o espaço mais aconchegante da sala! O violão é do marido, a cadeira e a estante compramos há muito tempo na Etna, suporte de planta da F Studio Arquitetura, pendente da Oppa, banquinho comprado em brechó em Tiradentes e a almofada ganhei de uma leitora do blog. Ah, e ainda vamos mandar fazer as cortinas!

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-16

Olha aí na prática, mais uma vez, a tal dica de criar alturas diferentes! O suporte, o banco os livros, os vasos e a cadeira passam essa sensação e deixam o espaço mais dinâmico.

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-15

A mesa lateral de madeira foi doação da minha amiga e a luminária é da Oppa. O carrinho de bar foi sugerido pela Carol, e eu o encontrei na Adoro Adorno, na Fábrica Bhering, por ótimos R$180!

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-18

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-11
Quadrinho pequeno de Buenos Aires, quadro da Coca do Brique da Redenção (POA) e as flores do cerrado eu comprei em Brasília

O processo nem sempre é do ritmo que queremos, é preciso paciência, foco e garimpo, mas é tão maravilhoso quando você percebe que falta pouquinho para concluir! Me contem, acharam a minha cara? hahaha!

Ainda estamos caminhando com o projeto do escritório e do meu quarto e em breve vou mostrar aqui, mas me contem se vocês gostaram das dicas. 🙂 Eu espero que tenham inspirado todo mundo a mexer com seus cantinhos, sejam eles simples, pequenos, amplos, alugados ou próprios, não importa: bora deixarmos nossos momentos mais especiais, sempre.

sala-decoracao-hoje-vou-assim-off-21
fotos: Denise Ricardo

Carol, obrigada por vestir meu lar com cores e formas tão lindas e deixá-lo a minha cara <3

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

20 comentários

  1. Rebecca comentou:

    Ana, a sala ficou LINDA! Pelas fotos deu pra notar o quanto ela espelha a sua personalidade: irreverente e colorida! Parabéns pra Carol q conseguiu captar o seu gosto e imprimir no ambiente!

  2. Natalia Zanardi comentou:

    Ficou uma lindeza só!!!!!!!!! Colorido, divertido, a sua cara!!!!

  3. Leila comentou:

    Simplesmente a sua cara, fofo, linco, aconchegante, intimista, babei.

  4. Janaina Rodrigues comentou:

    Muito legal! É a sua cara sim, ficou uma lindeza. Amei!!!

  5. Bru Lemes comentou:

    Ana, ficou lindo! Pode parecer uma bobagem para as outras pessoas, mas montar um lar com a “SUA CARA” é uma conquista material e emocional muito grande. Quando mudei para o meu apartamento dos sonhos ficava como você, igual retardada olhando em volta e admirando por muitooo tempo… Foram meses assim. Sou sua leitora fiel e te desejo tudo de bom. Torço para que você evolua e cresça constantemente mas, por favor, promete que não virar it girl na capa da Glamour e transformar o blog em uma galeria de anúncios pagos com produtos que a gente não pode pagar????

    Saudações corinthianas!

  6. Que amor, Ana!!! E, parabéns ao trabalho da Carol. De fato, por tudo que vemos você dividir conosco (e já te conheci ao vivo e a cores), tá a sua cara MESMO! Que alegria.. Beijão

  7. Flávia comentou:

    Amei! Sala linda, que (a meu ver) reflete muito sua personalidade. Parabéns à Carol, que produziu esse ambiente lindo sendo fiel à dona da sala.

  8. Luciana Pires comentou:

    Que delícia de apê! Dá pra ver que tem gente “de verdade” morando nele…ficou lindo!

  9. Lídia comentou:

    Que lindo!! Sou arquiteta e é muuuito importante que fique a cara do cliente, que ele se sinta a vontade e literalmente em casa!!rsrs Adoro piso de taco, pé palito, mesa de madeira, estampas diferentes nas almofadas..ADORO amarelo na decoração!!rsrs Parabéns pra vcs duas! adorei o colar da Carol..kkk

  10. Ana comentou:

    Adorei a decoração da sua sala, é a sua cara. Bjos

  11. Cláudia Fialho comentou:

    Ficou mesmo linão! !!!
    E a Carol faz mágica.
    Transformou minha e casa. E Aida transformará mais.
    Sou fã da Carol Dias: pelo talento, pela pessoa e… pelo preço (😙 sou materialista! )

  12. Juliana comentou:

    Matrioskas de pinguim, preciso! <3 Duas das coisas que mais gosto na vida. Sua casa ficou linda, Ana. Amo decorações de viagem, sempre que posso compro algo diferente pra ir colocando na minha casa. Parabéns!

  13. Denise D. comentou:

    Ficou tudo tão lindo, que nem sei o que elogiar primeiro. Mas, como adoro amarelo, acho que os pontos desta cor na sala trouxeram uma alegria danada. A primeira foto, com o contraste do amarelo/azul está uma graça. Aliás, vou atrás deste vaso de coração …
    O tapete deu uma sofisticada na sala sem destoar dos outros elementos. Ficou harmonioso. Demais !!!
    bjs

  14. Janaina Feital comentou:

    Que lindeza! Sua cara!
    Vc merece demais!
    Bjs e muita luz!

  15. fernanda comentou:

    adorei, cara de lar doce lar, casa que a gente se sente bem só de olhar. que você seja muito feliz aí ! beijos

  16. Lu Monte comentou:

    Ficou maravilhoso mesmo! Adorei as cores e a sensação de conforto (aquele sofá parece uma delícia). Parabéns!

  17. Fátima comentou:

    Ah, que delícia! queria tanto ter esse talento…A Carol Dias não tem um clone em SP? rsrs Pode me indicar alguém, Carol?

    Bjos

  18. Ariana Melo comentou:

    Adorei, Ana! E ficou suuuper a sua cara!
    Olha só o que pequenas mudanças podem causar em uma decoração, hein?! Estou curiosa pra ver o restante da casa… Vai nos mostrando!!
    E uma curiosidade, você tem gatinho, ele/ela não mexe nas miudezas não?! Aqui em casa eles são terríveis!! hehe
    Bjs

  19. Camila Campolina comentou:

    Amei demais! E os detalhes deixaram tudo ainda mais charmoso. Preciso desse carrinho de bebidas! <3

  20. Thais Schmitz comentou:

    Eu amei e achei super a sua cara, e já quero um tapete desse pra ontem
    Beijo querida