Relato: organizaram meu guarda-roupa!

Vocês lembram desse post, em que eu disse que estava com ajuda profissional para organizar meu guarda-roupa? Pois bem, chegou o dia de vocês conhecerem o antes e o depois do meu armário e como foi passar por todo o processo! 🙂 Gravei um vlog também sobre cada etapa, assistam no final!

saga-organizacao-2
Rindo pra não chorar: o caos

Prólogo

Eu nunca fui uma pessoa organizada, fato. Pensamentos a mil, agitação e memória fraca contribuíram ao longo dos anos para uma vida caótica, sem saber onde estava nada, acumulando itens sem necessidade, perdendo outros tantos dentro de casa. Já dormi em cima de pilhas de roupas, já levei 2 horas e meia pra me arrumar pro trabalho, sem contar que nunca visualizava exatamente o conteúdo do armário.

Ser assim já me fez perder tempo, dinheiro, roupas amadas, documentos, viagens, reuniões, eventos. Mas o pior era ser assim com as minhas roupas. Eu gosto de me arrumar, tenho apreço pelas minhas peças, e eu sabia que precisava cuidar melhor delas.

A falta de organização começou a ter prazo de validade quando conheci a Thais e começamos a dar um workshop juntas sobre estilo pessoal e…organização de guarda-roupa. Ouvir a Thais falar sobre era transformador e, assim, decidi dar um basta nisso, principalmente por conta do meu trabalho como consultora de estilo.

Voltemos:

Morei durante 9 anos num apartamento pequeno, mas comprei um armário grande porque ele precisava comportar todas as minhas roupas. Naquela época eu acreditava que era preciso ter muitas roupas para ter opções variadas no vestir.

Por conta disso, eu acumulei, guardava muitas coisas acreditando que eu as usaria em alguma oportunidade, além de começar a ganhar roupas por causa do blog e, assim, o armário grande já não era suficiente para aquela quantidade de roupas, que mal cabiam no apê pequeno.

Quando comecei a trabalhar com consultoria de estilo, eu aprendi sobre versatilização e o número ideal de roupas e assim eu saquei que, na real, na real, eu não precisava de um armário abarrotado, mas de um espaço organizado, para saber exatamente o que eu tinha, entender o que eu usava de fato e visualizar tudo para testar novas coordenações.

Aí eu me mudei para um espaço maior, decidida a não ocupar cada canto dele com tralhas e roupas. Só que a mudança veio acompanhada de um período de muito trabalho, joguei tudo no guarda-roupa sem saber quando conseguiria organizá-lo e comecei a ter dias e dias de nervoso e estresse, irritadíssima. Até que eu saquei que, além da ausência de tempo, eu era uma inábil nesse quesito, e que precisava contar com ajuda profissional.

Joguei pro universo e ele devolveu a solução em forma de Rafa Duarte! Dias depois (juro!), esse ser iluminado (ahahah) me manda email oferecendo seus serviços de organizadora profissional. Uma coisa puxa a outra, isso renderia também um assunto muito bom pro blog, marcamos, e ela veio conhecer o caos que estava instaurado nessa casa.

saga-organizacao-rafa
Rafa Duarte, queridíssima!

ANTES

Com vocês, as fotos do antes do meu armário:

armario-antes-hoje-vou-assim-off-4

Cabides desiguais – porque a pessoa organizada aqui (SQN), nunca tinha tempo pra comprá-los; roupas jogadas no fundo do armário e lenços pendurados em um cabide.

Como tenho dois gatos brancos, tentava acondicionar as peças escuras em sacos de tecido para protegê-las dos pelos, mas nunca lembrava o que guardava ali; roupas que eu usava com alguma frequência em áreas mais altas, dificultando o acesso (e, assim jogava todas de volta); saias e bermudas dobradas e socadas em cubos por falta de espaço.

armario-antes-hoje-vou-assim-off-3

Nas gavetas, a tentativa de ser a Marie Kondo versão tijucana, mas sem sucesso: dobrava tudo na intenção certa para visualizar, mas as blusas ficavam super amassadas.

armario-antes-hoje-vou-assim-off-2

Na parte dos casacos, mais caos, com cabides desiguais e calças, que eu usava sempre, vejam vocês, guardadas em pilhas na parte de cima, dificultando o acesso.

armario-antes-hoje-vou-assim-off

O processo

Começa com uma visita técnica que não é cobrada. Nesse encontro ela conhece o espaço a ser organizado e entende as necessidades de todos na casa. A Rafa começou então botando a mão na massa tirando to-das as roupas do armário para separarmos e, principalmente, criarmos as pilhas de roupas que iriam pra lavanderia, as que precisavam de ajustes na costureira e as que foram pra doação.

armario-antes-hoje-vou-assim-off-6

Essa parte é muito importante: é preciso abrir mão e desapegar para conseguir espaço e deixar só o que amamos e o que funciona de verdade. A ideia é abrir o armário e entender que tudo ali é coerente com seu estilo e estilo de vida, além de visualizar rapidamente o que se tem para montar novas produções, sem ficar na dúvida se aquele item ainda serve ou lembrar na hora que quer usá-lo que está faltando uma bainha ou botão.

Ela colocou em sacos os cabides antigos para eu levá-los num brechó e compramos todos do mesmo tipo e cor – escolhi aqueles fininhos de veludo na Sam’s Club, que ocupam pouco espaço. Eu paguei 90 reais por caixa, mas serve qualquer um.

armario-antes-hoje-vou-assim-off-5

A Rafa explicou que tudo em organização tem que ser dobrado até formar um quadrado ou um retângulo. Para dobrar as blusas e partes de cima todas do mesmo tamanho e manter a uniformidade, ela usou um gabarito – tem de vários tamanhos, dependendo do tamanho da pessoa.

Esses gabaritos podem ser comprados ou você mesmo fazer em casa, usando cartolina, papelão grosso, plástico ou até mesmo uma revista. Aqui tem um passo a passo para fazer o seu!

dobras-blusas-organizacao-2

Outra coisa que aprendi: essas dobras são perfeitas para otimizar espaços nas gavetas ou em malas! Eu só precisava criar uma rotina em casa e separar ao menos 15 min na semana para dobrar minhas roupas.

dobras-blusas-organizacao-3

dobras-blusas-organizacao

A ideia é guardar tudo em pé nas gavetas, para que se visualize tudo e não precise criar pilhas. Assim dá pra ir dedilhando as peças até pegar a que você quer, sem tirar tudo de cima dela 😉

depois-dobra-blusas

A Rafa levou também packs organizadores de tamanhos variados, para separarmos as peças que eu acessava menos – como casacos pesados e roupas de festa. Esses packs são feitos de TNT (tecido-não-tecido), que permite que o ar circule, evitando que mofem as roupas, mas com visor transparente para que eu identificasse mais facilmente o conteúdo.

packs-organizer

packs-organizacao
Tudo dobradinho e compacto, ocupando menos espaço!

Na Leroy Merlin compramos essas caixas organizadoras desmontáveis e rígidas, por 29,90 cada. A proposta era criar nelas uma função de “gavetas”. A Rafa dobrou as calças jeans – que não amasssam e estavam ocupando espaço penduradas – e setorizou cada uma de acordo com o tipo. Agora eu só preciso pegar essa caixa e tirar a que eu quero usar ao invés de desmontar uma pilha delas!

caixas-organizadoras

Ao longo do processo, a Rafa foi muito prática e o seu raciocínio para encontrar soluções me deixou boquiaberta. Esse lance da caixa pras calças jeans, por exemplo: eu JAMAIS teria elocubrado isso, hahahahaha!

Depois que indiquei o que eu queria setorizar, deixei ela trabalhando e ia adiantar minha vida. Quando chegava, a surpresa a cada dia se misturava ao alívio de ver tudo com uma lógica. Foi libertador terceirizar esse trabalho e contar com ajuda.

Outra dica boa é usar cabides infantis para pendurar as calças! Como eles são estreitos, não deixam as calças sambarem de um lado para o outro.

cabides-calcas
Calças nos cabides infantis e separadas por cores, para facilitar!

Depois

Anjos, toquem as trombetas! Com vocês, o resultado final:

Finalmente eu tenho espaço para guardar minhas bolsas como deveriam ser guardadas, uma ao lado da outra! Pendurá-las estava deixando as alças marcadas e acumulando poeira. Dá pra enchê-las com papel ou bóia de natação, assim ficam em pé 😉

armario-arrumado

A diferença visual de se ter os cabides todos iguais! Ela pendurou também todas as blusas e camisas para não amassarem. Ah, e o mais importante: uma peça por cabide, sempre!

No meio do armário, mais bolsas em pé, meus vestidos todos organizados – deixei só os que eu uso e amo! Meus macacões foram pendurados dobrados, o que foi ótimo, já que antes eu guardava eles na parte de cima e era um saco para alcançá-los.

Mantivemos também o armário categorizado: à esquerda, as partes de cima, no meio os vestidos e na parte da direita (que esqueci de fotografar), os casacos e jaquetas!

armario-depois-hoje-vou-assim-off-2

Olha os packs otimizando espaço e todos devidamente etiquetados de acordo com o conteúdo!

armario-depois-hoje-vou-assim-off-1

Nas gavetas, mais divisão lógica: os shorts e saias que não amassam foram dobrados e guardados por tipo. Na última, as peças que eu uso menos, como tricôs, moletons e cardigans. Reparem que as gavetas também receberam etiquetas com os nomes equivalentes a cada fileira de roupas – isso ajuda demais na hora de guardar!

gavetas-arrumadas

Os lenços foram envelopados de uma forma que não fiquem desmantelados e guardados em uma colmeia devidamente etiquetada. Muito mais simples! As roupas de academia também foram dobradas dessa maneira e guardadas em outra colmeia. Quando eu quero acessá-las, basta pegar a colmeia!

colmeias-lencos

Como está hoje

Tem alguns meses que passei pelo processo e minha vida mudou! Hoje eu sei exatamente onde fica cada coisa e até quando eu não tenho saco de arrumar na hora, eu jogo na gaveta equivalente, hahahahah! Separo sempre um pouco de tempo durante a semana para dobrar e devolver a peça ao local certo.

Desde esse dia eu ainda tirei mais coisas do armário, porque percebi melhor o que eu usava e o que eu não usava! Nunca mais quis atochar um monte de roupas e já estou achando esse armário grande demais pra mim.

Para me arrumar, nem se compara: hoje eu levo, no máximo, 5 minutos para escolher a roupa do dia. Sem caô, eu vejo na hora as peças, já pego e pronto! Nunca mais precisei tirar pilhas e pilhas de dentro do armário, procurando algo.

Dá pra entender melhor também o que precisamos de fato acrescentar, pois se sabe o que se tem e o que está fazendo falta de verdade.

Antes eu tivesse chamado uma profissional para me ajudar na mudança, teria economizado tempo e dinheiro, não precisando pagar por tantas caixas. A Rafa trouxe tranquilidade e agora também é indicação no meu trabalho, quando alguma cliente precisa organizar o armário, virou minha parceira. 🙂

armario-arrumado-rafa-organizer
fotos do depois: Luis Alvarenga

Gravei um vlog para documentar o antes, o processo (que incluiu também a ida em lojas de organização) e o depois, com várias dicas da profissional, dá o play!

Assim como a consultoria de estilo, contratar os serviços de uma organizadora profissional não é impossível; dá para fechar pacotes e contratar por demanda. No meu caso, o melhor dos investimentos, trazendo qualidade de vida. Obrigada, Rafa querida <3

Rafa Duarte Personal Organizer
instagram e facebook
email: [email protected]

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

21 comentários

  1. Janaina Feital comentou:

    Oi Ana! Adorei o post e o video… Como vc ta linda!
    Beijos e muita luz!!!

  2. Karla simonetti comentou:

    Muito legal! Adoro ver seus comentários, suas dicas. Ficou show.

  3. Parabéns pelo lindo trabalho Rafa! Ana seu texto ficou ótimo! Adorei!😉🖒👏👏👏👏

  4. Janaina Rodrigues comentou:

    Ana, adorei!!! Me incentivou a arrumar meus armários também!!!! Bjuss

  5. Anne comentou:

    Que demais, estou precisando disso também! Meu armário é pequeno, mas os cabides são um de cada jeito e imagina que eu dobro as roupas certinho assim! hahah

    http://www.simpleness.com.br

  6. Jande comentou:

    Eu queria mesmo era um guarda-roupa desse tamanho para organizar… kkkkkk. Vivo com um armário capsula.

  7. Ana comentou:

    este ano eu mudei para uma casa menor e com menos armários o que me fez fazer um grandeeeeee desapego. Utilizei duas malas cheias de roupas, sapatos, bolsas…..todas foram doadas. Não sinto falta de nenhuma peça e ainda penso em fazer um novo desapego. Em relação à organização, não tive grandes problemas pq sou bem organizada mas, aprendi muito com vocês. Adoro seu blog. Bjos

  8. Eve comentou:

    Eu nasci picada pelo bichinho da organização, sou organizada desde criança, adoro posts como esse para pegar dicas novas. O mais legal é você estar mantendo a arrumação Ana, isso é sinal que o trabalho da Rafa Duarte é super bacana e foi de encontro com sua rotina.
    Amei as fotos e todo seu relato. Beijo!

  9. Ariana Melo comentou:

    Muito bom, Ana!
    Seu guarda-roupa ficou lindo e parece que até cresceu, com mais espaço. Adoro o método Marie Kondo de organizar as gavetas. As minhas ficaram até sobrando espaço. Cabe muito!
    Agora é só manter assim!!

  10. Larissa comentou:

    Nossa…quanta roupa, mesmo após o desapego, fiquei boquiaberta.
    Ficou tudo lindo depois do trabalho de organização. Parabéns

  11. fernanda comentou:

    amei as dicas. colocar as calças jeans na caixa foi a melhor de todas. e você está muito linda no vídeo, super charmosa.

  12. Patricia Valeria Gomes comentou:

    Essa idéia da caixa pras calças jeans é genial! Copiando agora! 🙂

  13. Esther comentou:

    Ana e Rafa,
    Onde consigo comprar esses packs organizadores em TNT? Adorei e agora preciso de uns desses pra guardar minhas roupas de frio!!!
    Alguém sabe me dizer?
    Adorei as dicas!

    1. Rafa Duarte respondeu Esther

      Vc acha na Leroy, Multi Coisas e em algumas livres tb! Se vc for do Rio na feira da Pça Saens Peña tem! Bjs

  14. Lígia comentou:

    Oi Ana!
    Adorei o post e o vlog! Super inspirador! Já estou com formigas nas mãos pra colocar ordem em tudo!
    Uma perguntinha: como ficaram os sapatos? No próprio guarda-roupas ou em algum armário separado?
    Beijos

  15. Rebecca comentou:

    Ana, me identifiquei mt com vc! Preciso d um serviço desses urgente!! PS: amei o vlog! Divertido e interessante e ainda por cima sua voz é bonita!

  16. Silvia comentou:

    Ana, adorei o post e, principalmente, o vlog! Bjs

  17. Carina comentou:

    No início do ano fiz uma arrumação no estilo marie kondo… mas não fiquei me perguntando se algum item trazia felicidade. Foquei mais nas peças que eu gosto, uso bastante e com a ajuda do pinterest consigo variar, apesar de eu ser básica demais. Quase não uso roupa estampada, mas adoro listras, bolinhas e oncinha… aí tinha umas coisas que nem combinavam comigo e que comprei no impulso.
    Adorei o post, até porque meu armário tá precisando de uma arrumação… e curti as dicas da rafa!
    Ontem li um post da Leandra Medine que ela limpa/arruma o closet todo último sábado do mês, claro que ela tem infinitas roupas, mas achei interessante. http://www.manrepeller.com/2016/10/kondo-closet-cleaning-tips.html

    1. Ana Carolina respondeu Carina

      simmm, muito legal, né? Adorei o post dela!

  18. maristella comentou:

    Ana, amei o vídeo!! Só senti falta de ver uma foto do modelo e das medidas do armário . Valeu muito. Beijos!