Quatro ideias para misturar cores

Eu sempre esbarro com dúvidas de quem me acompanha aqui ou das clientas de consultoria (hehe) sobre como coordenar cores. Normamente é assim: você tem aquela blusa bem colorida e chamativa, então usa tudo preto – porque, né, enfiam nas nossas cabeças que preto vai com tudo – e o resto dos complementos bem neutros, apagadinhos. Aí fica aquele ponto colorido flutuando, sem dizer muito sobre a gente, subvalorizando todo o potencial escondido no guarda-roupa.

Seguindo a série de posts em que mostro como mudar o visual básico com apenas alguns detalhes, dessa vez o papo é sobre como podemos começar a ter o raciocínio mais criativo com cores na hora da gente se arrumar, aproveitando o que se tem e aumentando o número de looks com uma única peça, sem parecer que estamos repetindo roupa. 😉

Peguei como exemplo uma saia lápis verde que comprei num brechó itinerante, que normalmente renderia uma combinação só com camisa branca (é ou não é?) e por isso eu quero mostrar além: como podemos fazer render nosso guarda-roupa apenas coordenando melhor as cores que ele têm!

Mas Ana, eu tenho medo de errar nas cores!

Segura na minha mão que as dicas aqui são à prova de erros; aliás, vamos abolir essa coisa de erro e acerto e pensar mais em experimentação, em se permitir? Se não gostar de alguma combinação de cores, parte pra próxima e troca de roupa. Simples, indolor e que tira esse peso de ficarmos presas à pode-não-pode e que limita nossas possibilidades!

Para isso eu vou usar o círculo cromático, esse disco que reúne as principais combinações de cores e que ajuda pra caramba na hora de raciocinarmos como podemos variar o básico de sempre, adicionando cor em pontos estratégicos. Com ele fica moleza pensar em combinações de cores, ó!

circulo-cores

Basicamente ele rende coordenações complementares, que são as cores opostas; análogas, que são as cores vizinhas; e tríadicas que formam um triângulo equilátero entre elas. Você pode colar um desses no armário ou usar esses sisteminha online que eu acho mega rápido e prático. 🙂

Look 1

A primeira ideia seguiu a combinação de cores em tríade. Escolhi o verde da saia como ponto de partida e ele apontou pro azul e pro vermelho, mas pra não ficar tão chamativo, coloquei uma camisa jeans básica e com lavagem mais clara, e o ponto de cor mais forte ficou mais distante da saia, em menor proporção, no pescoço.

saia-verde-como-usar-hoje-vou-assim-off-4

vermelho-azul-verde

Camisa jeans Maria Filó – 100,00
Bandana Saara – 3,00
Sandália Inbox Shoes (SP) – 169,00
Saia Bazar O grito (RJ) – 60,00
Bolsa Adô Atelier que custou na época 270,00

Look 2

A segunda é mais extravagante: um bloco de cores, ideia boa para as criativas (talvez renda brincadeiras como “mangueirense”, mas como eu sou mesmo, então nem ligo =P). Mais uma vez eu peguei o verde da saia e ele apontou para esse roxo, numa combinação de cores complementares. Reparem que repeti o ponto verde no detalhe do colar, para que o olhar de quem me percebe veja esse link entre verdes, passeie por igual no look e renda, assim, um visual mais harmônico, interessante e alongado.

O bacana desse tipo de coordenação é que ela impacta com poucos elementos. Não precisa ter mil coisas no armário, as cores por si já constroem uma mensagem de estilo que é bem boa, inclusive nos dias de muito calor em que a gente não consegue jogar camadas 🙂

saia-verde-como-usar-hoje-vou-assim-off

magenta-verdes

Blusa Brechó Toco Sol (SP) – 35,00
Saia Bazar O grito (RJ) – 60,00
Colar e pulseira Luzia Dias 111
Scarpin antigo Santa Lolla
Bolsa Adô Atelier que custou na época 270,00

Look 3

Aqui eu fui de análogas, uma coordenação entre cores frias se levarmos em conta a blusa e a saia, massssss eu incluí o vermelho pequenino no meu batom, o que acrescenta mais uma cor, numa coordenação em tríade (vermelho+azul+verde) bem malandra e estratégica! Também podemos considerar que o azul marinho é um tom neutro mais amigável e suave que o preto! Segui também o mesmo raciocínio do look acima: repeti o ponto verde na cabeça e nos pés – sendo que o calçado poderia ser de outra cor, dourado e até bege.

saia-verde-como-usar-hoje-vou-assim-off-2

azul-verde

Lenço que veio em revista
Scarpin maria bonita extra no enjoei – 40,00
Blusa Renner – 69,90
Pulseira Luzia Dias 111

Look 4

O último também tem estampa na blusa, com o azul em menor proporção e o vermelho impactando, num contraste alto com o verde. Mais um look que mostra como cor é o elemento que mais chama atenção num look e, por isso, o que mais ajuda a multiplicar as coordenações nosso guarda-roupa.

saia-verde-como-usar-hoje-vou-assim-off-3

vermelho-verde

detalhes-hoje-vou-assim-off

Blusa de linho com viscose Cantão – 100,00

fotos: Denise Ricardo

Quem aí já não vai sair testando várias roupas paradas lá no guarda-roupa, heim? o/ Lembrando que a saia verde foi só uma sugestão: o mesmo raciocínio serve para aquele vestido azul, a blusa com estampa amarela, o sapato roxo e por aí vai. 🙂

Mais ideias da série, aqui:

+ Um short rende quatro looks bem coloridos

+ 4 ideias simples para tirar o visual básico do comum

+ 3 ideias para mudar a cara do look de escritório

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

37 comentários

  1. Lica comentou:

    Gente!!! Como você aprimorou seu estilo!!!
    De queixo caído.
    E não deixou de ser a Ana que já conhecemos a anos.

    1. Ana Carolina respondeu Lica

      Ah, obrigada, Lica! Resultado de anos com a consultoria de estilo, ó que frutos bacanas! 😀

  2. Vê Melo comentou:

    Que post maravilhoso!

  3. veronica comentou:

    Você explicando parece tão fácil… kkk

    bjsss

  4. Elisa comentou:

    AMEI!
    Vou guardar pra vida.

  5. Juliana M comentou:

    No look 2is Ana você está com uma blusa no 1tecido bem parecido com que comprei.
    Vou fazer uma camisa pro verão,o tecido é molinho e gostoso nesse mesmo tom de cor da sua.
    Comprei uma viscose de poá vermelho/branco também já que comprar roupa pra plus size tá ficando cansativo e decepcionante vou usar essa opção de costurar.
    É até divertido comprar tecido, aviamento,etc…e tal até a expetativa da roupa ficar pronta,o triste é pensar naquelas que não tem quem faça porquê as lojas de departamentos tem limitações na hora de produzir roupas para as gordas.

    1. Juliana M respondeu Juliana M

      correção: Façam
      Errado:

  6. roberta silva comentou:

    Sensacional seu post! Coisa pra imprimir e deixar do lado do guarda roupa

  7. Ana comentou:

    Adorei o post. Seu blog e o meu favorito.

    1. Adriana respondeu Ana

      Look 4 arrasou!
      Seria minha escolha com certeza, adoro combinar cores. Curto muito as complementares.

  8. Vanessa Bolzan comentou:

    Amei todos os looks!!!! 🙂

  9. Andrea comentou:

    Anaaaaa, me achei a combinadora (pelo menos meu espelho gostou rs). Esses tempos usei verde, com azul claro estampado, e sandália lilás. Arrasei kkkkk. Vou imprimir já estes círculos. Bjs linda.

  10. Thaís comentou:

    Me surpreendi mt com a blusa roxa e a vermelha, ficaram ótimos! Parabéns pelo post, estou adorando essa série. 🙂

  11. Ana Paula comentou:

    Adorei o post!! Vou exercitar as combinações sem medo!!

  12. Amanda comentou:

    Anaaaa, nossa, estou emocionada!! kkkk sério, essa combinação do verde com o roxo eu nunca tinha pensado na vida, ficou tão maravilhoso!! aliás todos os looks desse post! imprimindo JÁ os três círculos, pois super me identifiquei com a sua descrição inicial (blusa toda colorida que só conseguimos usar com calça preta) rsrs… Parabéns! Admiro muito teu estilo!

  13. Juliana comentou:

    Adoro verde e roxo! Embora não tenha peças de nenhuma das duas cores pra usar, é uma das combinações que sempre chamam minha atenção!

  14. Kelly comentou:

    Ana, acho que acompanho seu blog há uns dois anos, e você aperfeiçoou seu estilo de uma maneira lindíssima. Parabéns com a sua evolução.
    De todos os blogs de moda que acompanho, o seu é o um dos melhores, ta no topo da minha lista, rs.
    Senti falta das suas postagens constantes. Por favor, não pare mais! Rs!
    Eu, ainda não consigo fazer combinações tão ousadas, ainda tenho um pouco de receio, mas to aprendendo, já até me rendi aos metalizados, e vou te contar, to amandando.
    Obrigada pelas dicas, e pela inspiração constante!

  15. Marcella de Carvalho Abate comentou:

    Amei este programa da Adobe! 🙂 Muito obrigada,

  16. Carol Magnani comentou:

    Ana, adorei os looks!! O primeiro acho q eu não usaria, não sei pq, algo não agrada aos meus olhos. Mas os outros são perfeitos, escolhendo o com a blusa roxa como preferido. E q saia é essa?? Linda com cor maravilhosa11 Amo verde!!!

  17. Juliana Mota comentou:

    Finalmente comecei a entender… Você é realmente impressionante! Adoro seus textos, suas indicações e opiniões pessoais… Obrigada por partilhar suas críticas e informações!

  18. Cynthia comentou:

    Apaixonada pelo look com as cores complementares!

  19. Adriana de Oliveira comentou:

    Um ótimo exercício para fazer render o armário.
    Ana, onde vc comprou o brinco do último look?
    Beijos.

  20. Carol comentou:

    Que cuidado ao escrever e “diagramar” (será que isso mesmo?rs) o post! Ao final de cada foto a paleta de cores utilizada. S2

    É muito amo envolvido. E cada look mais lindo que o outro.

  21. Anaide comentou:

    Amo esse tipo de post Ana, suas dicas são ótimas e bem praticas!

  22. Roberta comentou:

    Estou sem palavras com esse post! hahaha <3
    Já deixei nos favoritos, sério! Obrigada por compartilhar um conteúdo ótimo assim para nós!!!!
    Beijos,