29 fev 2016

Uma das principais dificuldades de me manter só com as roupas selecionadas desse armário cápsula (veja o post explicando e minhas 42 peças aqui) foi ser fiel a elas na última semana, em dias de calor extremo. Estava tão quente, mas tão quente, que eu usei todas as blusas frescas em poucos dias, não lavei a tempo e as opções sem mangas reduziram.

Não é fácil aceitar que você tem menos agora, mas depois eu respirei fundo e pensei na facilidade das escolhas. “Bom, só tem isso, então eu só posso escolher o que está aí. Para de drama, Ana, e resolve logo a sua vida”. E num passe de mágica, em poucos minutos, eu já tinha escolhido o que vestir e não me atrasei para sair.

Repeti esse look que eu tinha fotografado no início do cápsula mas não tinha gostado das fotos, a ideia era tirar outras para postar. Não consegui o novo registro e vi que as fotos anteriores não estavam tão ruins assim, então valem para mostrar mais uma opção do meu AC de verão 😉

armario-capsula-verao-3

armario-capsula-verao-2

armario-capsula-verao

Blusa Loja Prosa – 130,00
Pantacourt Farm – 69,00
Espadrille Sonho dos Pés (RIP) – 50,00
Bolsa Adô – 270,00 em 3X
Colar que ganhei das minhas alunas do Senac Niterói

fotos: Paulo

Já completei um mês de armário cápsula em prática e posso dizer que foi bem tranquilo, mas quero analisar essa experiência dos primeiros 30 dias com o guarda-roupa reduzido e compartilhar meus ganhos e minhas fraquezas com vocês!

Pontos positivos até agora:

– Para quem não tem muito tempo pra gastar pensando em uma roupa diferente todo dia, é bem prático repetir a combinação e variar apenas os acessórios;

– Não me atraso mais para os compromissos, tenho aquelas opções já separadas e fica mais fácil pensar num look com elas;

– É chocante perceber o quanto aquele tantinho de roupa rende tanto o look pra ir na padaria quanto esse, que usei para trabalhar, basta mudar a parte de baixo, os complementos e pronto!

– Não estou sentindo falta das outras roupas, exceto meus casacos, mas aí é culpa do calor, rs!

Pontos negativos até agora:

– Eu tenho umas birras em dias quentes (fico muito irritada), então eu quero vestir a roupa mais pelada do mundo pra sair. E variar pouco pano dentro do meu AC foi bem difícil, até as blusas com manguinha mínima me irritaram;

– Separei umas blusas e vestidos com mangas numa época de mudança climática, então quando o sol veio rachando o coco foi bem tenso escolher roupa. Senti calor só de pensar em usar a saia verde comprida de brim e ela foi a única saia que separei (ou seja, erro meu);

saia-verde

– Percebi que escolhi poucas saias soltinhas, mas adivinhem por que? Eu tenho várias midis boas pra outono/inverno, mas não tinha NENHUMA de tecido leve e estampa mais verão.

Fora a parte das saias que eu não pensei bem – optei por só uma e de tecido grosso – e a camisa preta que eu cismei que usaria e claro que nem conseguia olhar pra ela por ser de poliéster, todas as outras peças eu considerei terem sido ótimas escolhas e consegui variar muito entre elas!

Fiz uma substituição também sem peso na consciência: uma regata listrada que ganhei para fazer uma publicidade no lugar da camisa preta de manga comprida. A necessidade veio porque usei todas as regatas em uma semana, ficaram nojentas de suadas, não tive tempo de lavá-las logo e aí quando essa chegou pensei que seria uma boa substituir pela peça que estava encostada. Não justificava manter uma camisa com a temperatura tão elevada.

blusa-listras
(Calça e blusa Jardin, essa regata foi quem chegou pra ficar no lugar de uma camisa sem uso)

Redescobrir-se em meio a um armário com tantas opções não é tarefa simples. Existem os percalços do trajeto, mas o saldo tem sido bem mais positivo, sem dúvida.

Ficar sem compras com um objetivo e durante um período de experimentação é importante para frear nossos impulsos em dias mais tensos e mostrar que podemos ter o controle daquela situação. É um exercício mais complexo, mas possível e recompensador. =)

  • 37 Amaram
Comentários
  1. Camila Oliveira
    29/02/2016 17:18

    Esse AC do amor <3 . Amando os looks e a criatividade com que você tem lidado. E to babando na pantacourt da farm, como assim esse valor? :O
    Só sei que, ainda que eu não esteja com AC ativo no meu guarda roupa, tô com algo em mente, preciso montar mais de 3 looks com a peça debaixo que tenho comprado, pelo menos tem facilitado na hora de usar.

    Bjo!

  2. soraia
    29/02/2016 17:39

    Nessas fotos vc está com uma cara não muito contente , tensa , será o calor ? kkkkkk poucas regatas no verão é tenso .E ter que lavar roupa a toda hora não compensa .

  3. Ana Beatriz
    29/02/2016 20:06

    Que lindo o look com a regata nova! Amo azul com listras, ficou demais!

  4. Camila Vaz
    29/02/2016 21:12

    Amei o post, Ana! Estou adorando acompanhar sua análise e experiência com o armário-cápsula, sem falar que admiro muitão seu trabalho! Um beijo e excelente semana!
    Camila Vaz do blog Vaz com Estilo (www.vazcomestilo.com.br)

  5. Márcia Lo Fiego
    29/02/2016 22:03

    Oi Ana, adorei essa ideia de armário cápsula! Desculpa a minha displicência, outro dia você falou que quarenta e poucas peças vão render quinhentos e tantos looks, não lembro bem os números, mas queria saber melhor como funciona essa matemática. Muitos beijos!!!

  6. Soninha
    01/03/2016 02:36

    Tô acompanhando o AC….
    Eu tô num armário cápsula forçado há 5 meses – kkkk.
    Engordei e só tenho algumas peças que me servem.
    Daí decidi que não iria comprar nada (prá me forçar a emagrecer, pois junto com os quilinhos veio um probleminha de saúde junto).
    No começo foi tenso, acostumada a milhares de peças….
    mas agora tô de boa.
    Uso as mesmas peças sempre na maior cara de pau.
    Faço uma troca aqui outra acolá e menina, tô numa liberdade louca.
    Não me atraso, é jogo rápido pois não tenho muitas opções.
    Olha mesmo quando eu emagrecer, vou adotar o AC.
    Verdade que fiquei mais criativa nas combinações, mas repeito roupas loucamente e de verdade – não me preocupo mais.
    Fora que tem um ano que não compro 1 peça de roupa.
    Outra vida !
    bjs

  7. Gabi
    01/03/2016 10:34

    Ana, amando acompanhar sua saga. É importante vermos até seus “erros”, como esse da saia. Aqui no Rio tá complicado mesmo o calorão, mas e agora que começou a chover pra caramba e até refrescou!? :( hahaha. Um beijo!

    http://gabivasconcellos.com.br/

  8. Leslie
    01/03/2016 11:27

    Oi, Ana! até quando você acha que vai dar pra usar o armário de verão? Eu vi que você tem blazer, cardigã, blusinha 3/4, acha que dá pra entrar o outono com essas peças? Sei que essa é uma pergunta bem pessoal mesmo, pois cada pessoa sente o clima de uma forma diferente. Eu sou paulista e já fui pro RJ em várias estações, sempre me surpreendo com a galera usando lã por ai. 😛
    Vou me mudar nas próximas semanas (para um lugar menor) e pensei em eleger uma “cápsula” por período para economizar espaço no guarda roupa. Mas com esse vai e vem climático de sampa, tenho minhas dúvidas se vai funcionar. Semana passada tava um calorão…mas hoje já foi dia de moletom, calça e meia!

  9. Juliana, RS
    01/03/2016 16:52

    Aninha, queri!! Muito interessante o conceito do AC, mas ainda não tenho maturidade e desapego suficiente pra encarar esse desafio, então fico só curtindo o seu e adorando as possibilidades criadas, hehe!! E alguém já te comentou que o teu Instagram foi indicado no caderno feminino do jornal Zero Hora, aqui do RS, como “inspiração” de vestir BBB (bom, bonito e barato)?? Beijos meus!!

  10. Jules
    01/03/2016 21:45

    Estou adorando a companhar sua experiência. Pra mim o mais dificil seria ficar sem comprar absolutamente nada, mesmo sabendo do quanto isso é necessário para a experiência. Você está super me motivando a tentar! :)

    http://www.apenasobservo.com.br

  11. Beatriz Castelo
    02/03/2016 12:11

    Ana, sou leitora gasparzinha, hoje é a primeira vez que comento. Quero te parabenizar pela criatividade e por esta bela iniciativa! Vemos o cuidado e a dedicação constantes que vc tem com esse espaço. Aprendo muito! Se puder, informe a “procedência” da composição do último look desse post. Garrei amor <3 MARAVIDEUSO!