Como dobrar e guardar blusas nas gavetas

Outro dia mostrei no instagram sobre a forma de guardar minhas blusas nas gavetas que revolucionou a minha vida. Sério: MUDOU minha vida pra MELHOR! hahahaha

Eu vi essa técnica pela primeira vez no meu workshop com a Thais Godinho, em que ela falava de organização de guarda-roupa e, confesso, achei que seria coisa de gente mega organizadinha, que isso jamais se encaixaria na minha vida corrida.

Minhas gavetas estavam o caos, o caos. Eu já não aguentava mais deixar tudo emaranhado na correria, não encontrar nunca a blusa que eu queria, dar piti nervoso da desordem. Um dia fui na casa de uma cliente que lia o blog da Thais, inclusive e ao abrir a gaveta…eu pude comprovar o que meu jeito São Tomé teimava em não aceitar.

gaveta-dobras

Ela fazia as tais dobras e, ó, que perfeito para visualizar tudo que se tem na gaveta! Resolvi parar de preguiça e em pouco tempo tirei tudo da minha gaveta, dobrei desse jeito que eu já vou explicar e foi aí que um novo mundo surgiu pra mim, hahaha!

As roupas não desmantelam (só as mega mega fininhas), dá pra separar e visualizar por cores, ganhei espaço pra caramba e com a dobra corretinha elas ficam em pé sem precisar de outras apoiando. Como eu não sou a rainha da organização eu não dobro tudo milimetricamente certinho e mesmo assim funciona.

O pessoal do instagram perguntou se não amassava as blusas – bem, não guardo tudo passado não (desculpa ae, preguiça), mas as que eu passo ficam com marquinhas iguais às que tinham quando eu colocava uma em cima da outra nas gavetas – na verdade ficam até com menos marcas. As de viscose são naturalmente amassáveis, não tem jeito, rs.

Esse método é ensinado pela Marie Kondo, que faz sucesso com seu livro a Mágica da Arrumação – eu gostei, mas não amei o livro pra ser sincera, gosto da parte que ela fala pra termos só o que amamos, da parte do desapego sem dó e de não repassarmos pra irmã o que não queremos.

Mas não indicaria pras minhas clientes arrumarem um armário gigante de uma vez só sozinhas, eu sentiria tanta preguiça e cansaço que provavelmente jogaria tudo pra dentro outra vez ou dormiria em cima das roupas, rs. Acho mais válido arrumar por etapas, por exemplo, ou um pouco efetivamente a cada dia.

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

20 comentários

  1. Rose B. comentou:

    Ah Ana, sou das suas :)Várias vezes já dormi em cima das roupas no meio da tarde por tentar arrumar tudo de uma vez. Vou testar arrumar minhas gavetas assim.

  2. daniela comentou:

    essa técnica da Marie Kondo de quando for arrumar o armário não pensar no que queremos jogar fora, mas no que queremos manter é demais! adorei isso.

  3. Georgia comentou:

    Eu arrumei o meu por etapas. Cada fim de semana fazia uma parte: um dia, só calças, noutro só as blusas de frio, noutro só vestidos, até que ele ficou 100% arrumado. Nessa, já separei o que ia para costureira, o que foi para doação, e o que pretendo repassar pra alguém (ou vender) – pois tenho coisa com etiqueta q comprei e nem quero mais rsrsrrs. fazer tudo de uma vez é loucura. o livro da Thais, vida organizada, fala pra fazer coisas em etapas, pois rende mais e vc se sente menos pressionada a terminar a tarefa o que estressa mais ainda…

  4. Marcella comentou:

    Ana, feliz ano novo! 🙂 Arrumei tb qdo vi no seu IG e mudou minha vida tb….ah, arrumei por partes! 🙂 bjao

  5. Leslie comentou:

    Ana, o legal disso é que também me ajudou a analisar minhas escolhas e compras atuais. Quando organizei as gavetas com essas dobras, também separei “de sair”, “verão extremo”, “frio”, “de casa/largadinhas”. Consegui enxergar certinho a proporção de cada categoria, os problemas de cada uma(quantidades, modelos e cores) e também os acertos. Ano passado eu passei a ser muito racional com meu consumo (e obrigada, você me ajudou nessa. Além da grana curta!) então tudo que entrou foi mais pensado. Legal foi ver isso na arrumação: cores mudaram, padrões de estampas, tecidos tb. Enfim, parece uma coisa boba, mas essa organização rendeu pra mim.

    1. Ana Carolina respondeu Leslie

      exatamente! Rende muitas análises e nos ajuda a selecionar só o que funciona mesmo 🙂

  6. Caroline comentou:

    Obrigada por compartilhar essa dica tão boa! Estou com uma gaveta transbordando, vou tirar tudo e dobrar dessa forma.
    Um tempo atrás você falou daqueles cabides estreitos de veludo, você está usando eles? Se sim, está gostando? Tenho receio de que transfiram “pelinhos” para as roupas e que isso fique evidente naquelas de cores opostas.

    1. Ana Carolina respondeu Caroline

      Oi Carol! Sim, e adoro esses cabides! Quero até comprar mais 🙂 Não transferem nada! beijos

  7. Silvia Orchideass comentou:

    Anoviska
    Sensacional! Só vou esperar esse calorão passar..arrumação de armário só com ar condicionado…calor me desanima horrores! E nessa crise $$$$$ energética…
    Bjs, obrigada pela dica e gostei de saber que estás cuidando da saúde em 2016, pq. disposição tens para dar e vender! E aí exagera …:-)

    1. Ana Carolina respondeu Silvia Orchideass

      também me desanima! Um horror! beijos!

  8. Ariane comentou:

    Adorei o post Ana!
    Eu queria fazer aqui em casa, mas só tenho um problema: não tenho gavetas!!! Hahaha até tenho, mas são poucas (4: 2 uso pra roupas íntimas/meias/biquini, outra pra vestidos e saias que são molinhas e não param em cabides ou empilhadas e a 4ª gaveta uso pra cosméticos, sabonete extra, esmalte, etc, ja que não tenho outro lugar pra guardar) pequenas e baixinhas.. e tbm meu espaço pra cabide não é laaa dos maiores.. por isso guardo mais as blusas que amassam muito facilmente ou aquelas mais arrumadinhas (‘de sair’ como disse a Leslie num dos comentários ai..).. Então, o problema: 80% do meu guarda roupa é prateleiras.. Alguma dica quanto à isso? =)

    Faça mais posts com dicas de organização!!!
    Assim, gastamos menos e tbm usamos mais, pq com o armário organizado a gente vê melhor o que temos e o que falta..
    Bjo

    1. Ana Carolina respondeu Ariane

      Usa caixas organizadoras como gavetas e etiqueta elas 😀 Beijos!

  9. Gabi comentou:

    Adorei a dica, Ana! Eu não conseguia ver minhas blusas empilhadas nas gavetas e acabei pendurando tudo no cabide 🙁 Ficou mais prático mas se eu tivesse visto essa dica antes talvez tivesse tentado hahhaha. Vamos ver!! 🙂

    beijão

    http://gabivasconcellos.com.br/

    1. Ana Carolina respondeu Gabi

      testa, Gabi! Me diz 🙂

  10. Vanessa comentou:

    Oi Ana!!!
    se gostou mas não amou o livro citado, qual vc indicaria???
    Bjoo

    1. Ana Carolina respondeu Vanessa

      eu não indico outro porque não estudo a fundo sobre o tema. Mas aprendi um bocado lendo o blog e realizando o workshop com a Thais do Vida Organizada. bjs!

      1. Vanessa respondeu Ana Carolina

        Obrigada!!! 😘😘

  11. Danusa comentou:

    Ana, muito obrigada! Arrumei super rápido e o resultado foi de sair pulando de alegria. Realmente facilitou demais a vida e ainda economizou espaço.

    1. Ana Carolina respondeu Danusa

      que ótimoooo! Não tem erro com essa tecnica