Guia de compras em brechós

Algumas meninas escreveram no facebook e por email pedindo que eu fizesse um guia de brechós. Não só onde comprar, mas como comprar, como identificar o potencial de uma roupa e ainda sobre como encarar peças usadas.O vestido é do B. Luxo (SP), as saias são do Juisi by Licquor (SP).
Então, comprar em brechós exige alguma paciência, disposição e um foco. Não que a gente não vá olhar outras coisas, mas alguns brechós são tão gigantes que fica difícil olhar tudo. Quando se tem uma ideia do que se precisa ou quer (saia mídi? calça pantalona? vestidos?) o olhar direciona para aquele item e assim a chance das compras serem bem-sucedidas aumentam. 🙂
Brechós são uma alternativa bacanérrima para encontrar peças exclusivas, estampas diferenciadas, itens de colecionador, roupas de marca a preço de banana, além de acessórios super em conta. Sem contar que são nossa oportunidade de fazer nossas roupas circularem e ganharem novos usos. Ainda tem muita gente com receio ou preguiça de frequentá-los, mas eu sou adepta do lavou, tá novo e se é barato eu tô dentro!
Perguntas mais frequentes que a galera faz sobre brechós:
• Brechós só tem coisas velhas, empoeiradas e mofadas.
Depende em qual brechó você for. Logicamente você vai encontrar peças com cheiro de guardado, empoeiradas e a sua rinite alérgica vai gritar. Mas alguns brechós e lojas especializados em vintage investem na higienização e seleção prévias das peças, passam, arrumam as araras e deixam o ambiente bem arejado para evitar isso! 🙂 Ah, e vá com uma roupa confortável!
• Como vou identificar uma peça que vai estar na moda?
Por isso é bacana acompanhar minimamente um resumo das semanas de moda em blogs, sites ou tv. Vários blogs e sites fazem um apanhado das novidades da próxima estação e resumem numa lista mamão com açúcar as informações. Um exemplo: quando eu soube que as saias de comprimento mídi estariam em alta nesse inverno, procurei em janeiro algumas em brechós. Foi fácil encontrar pois é um comprimento clássico. Experimentei algumas, gostei em mim e paguei um preço bacana por elas. Usei antes da estação virar! Se estiver na dúvida do que levar, você pode optar por peças atemporais como camisas de botão, calças de alfaiataria, blazers.
Se você curte estilo vintage, brechós são prato cheio. Uma outra dica é ter o tal do foco pras compras: no ano passado eu estava à procura de um blazer boyfriend. Em todas as lojas custava mais de 200 reais…até que encontrei o meu, da MNG, em um brechó, por 40 reais apenas! 🙂
A seguir, a lista de alguns que eu conheço e recomendo. São poucos e nem são pechincha, mas infelizmente falta tempo pra eu fazer um tour…depois dessa vou me programar. Em SP é que existe o paraíso dos brechós! Para quem for de SP, tem uma lista bacana aqui. Quem for do Rio, pode se jogar no Guia de Brechós do RJ, da Manuela Borges, à venda na Zellig. Nessa matéria sobre o Guia, tem endereços de mais brechós cariocas, além desse link aqui que traz a avaliação de alguns deles.
::: Em São Paulo:B. Luxo Vintage – eu amo!!! Sério, depois que mudaram de endereço, melhoraram 200%. Roupas dispostas com espaço nas araras, tudo arrumadinho, limpinho e super descolado. Logicamente os preços são mais caros, mas se pensarmos que podemos levar uma blusa diferentérrima por 50 reais, preço de uma blusa de malha em qualquer loja de departamento, super vale! Rua Augusta 2393 (entre Al. Tietê e Franca), Jardins, tel. (11) 3062-6479
Juisi by Licquor – adoro também. O Júnior, um dos donos, é um fofo, serve até Heineken, haha! Selecionam as peças, tem raridades, acervos de estilistas e roupas que vieram até do Japão. Preços mais salgados. Alameda Tietê, 43, lojas 6 e 8, Jardins, tel. (11) 3063-5766
Brechó Varal de Beco – a variedade é enoooooooooooorme! Dá canseira até. Algumas araras a gente só alcança se subir numa escada. Mas para quem curte vintage e quer entrar nessa onda de saias midi e plissadas, a dica é ir lá. Eu já fui e na época não tive muita paciência. Sim, fui burra. Rua Cardeal Arcoverde, 1771, Vila Madalena, tel. (11) 3032-5074
Brechó Grifes Stock – boa variedade, peças organizadas, tem também muita coisa grifada (quando fui tinham peças Gucci!). Arrematei meu blazer boyfriend da MNG por 50 reais. Não é pechincha, mas dependendo dá pra negociar. Rua Bandeira Paulista, 1020, Itaim Bibi, tel. (11) 3848-9528
Eu gostaria MUITO de passar uma semana em SP só visitando os brechós, principalmente os baratinhos de verdade. Farei isso nas férias, certeza. Enquanto não vou, peguem as dicas de vários outros (inclusive o Unibes, que todo mundo fala que é babado) no blog da Lívia, que fez uma lista até com as compras e achados dela.
::: No Rio de Janeiro:
Achava o Rio um pouco fraco de brechós, precisamos de mais! preciso pegar o Guia de brechós e desbravá-lo! Abaixo a listinha dos que eu já fui ou indico:
Brechó Só Traças – fica em Botafogo e já até botei roupa pra vender lá uma época! hahaha! Tem de tudo, de roupas pra festa, bolsas, sapatos a itens de decoração. Rua Voluntários da Pátria, 445, salas 204 e 209, tel. 2539-8938.Brechó Emporium do Futuro – já é mais grifado (vende Marc Jacobs e o escambau) e por isso bem caro. Tem muita coisa bacana e selecionada. O alto nível dele é o seguinte: quem paga mil reais em um vestido Adriana Barra vai delirar ao vê-lo por 100,00. Rua Dias Ferreira, 420, loja D, Leblon. Tel. 2294-0992. (a foto acima é desse brechó!)
Perpétua Brechó – também em Botafogo, tem uma boa variedade de peças de roupa, bolsa e acessórios. Tudo arrumadinho e super organizado! Rua São Clemente, 172 B, tel 2587-0243
Brechó do Casarão – não conheço, mas tentarei dar um pulinho nesse final de semana para avaliar. Mas foi indicado numa matéria do O Globo. Rua Haddock Lobo, 239, térreo, Tijuca, tel. 2567-6864.
De salto alto – também não conheço, mas muitas amigas o frequentavam e descolaram bons achadinhos por lá. Rua Siqueira Campos, 143, loja 44, Copacabana, tel. 2236-2589.

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

30 comentários

  1. Adoooro brechós, Aninha !!!
    Em BH tbm temos brechós super bacanas:
    O brechó Santíssima é tudo de bom,
    fica na na rua Fernandes Tourinho, 385, sobreloja na Savassi.
    Frequentado por artistas mineiros: Rogério Flausino, Fernanda Takai e Daniel Oliveira usam roupas de lá !!!
    Vale a pena conhecer !!!
    Sou louca pra conhecer os brechós de Sampa !!!
    Adoooro suas dicas, lindinhaaa !!!
    Beijooocas

  2. Ana, O Emporium do Futuro e o Perpétua brechó super recomendo!!! São de duas queridas que estiveram, inclusive, lá no bazar Bom Demais, né?

    Tem também o Brechó da Paty que fica no subsolo da Central do Brasil que tem peças com ótimos preços, mas não aceita mais cartão de crédito… só débito ou din din… snif…

    bjs

    [email protected]

  3. desde pequena, falou q é antigo, eu to fuçando (nao é a toa q vou trocar a psicologia por historia). compro livros em sebo como se tivesse na livraria da travessa, mas brechó me trava. é como se as vendedoras tivessem um conhecimento secreto q eu nao tenho, daí fico constrangida, me sentindo meio desinformada… mas entrar eu entro hehehe so nao consigui comprar ainda. óò

    (e sao paulo é o paraíso de tudo)

  4. Gabiih comentou:

    Acho tão legal poder comprar peças usadas há muito tempo e tal
    Pena que aqui em Brasília eu nunca vi unzinho…

    Beeijos

    1. kk respondeu Gabiih

      Gabiih,
      Acho que vc nao procurou brecho em Brasilia esta cheio e por sinal nao ficam nada a dever dos outros lugares.

  5. Camilla comentou:

    AMO brechós!!! Preciso dizer que me encantei com esse seu post?
    Ana, fica a dica: Toco do Sol (http://www.tocosol.com.br/), aqui em SP!
    É um dos meus preferidos. Tem muita coisa legal, com precinhos bem camaradas. 🙂

    Beijão!

  6. Siricutico TOTAL por brechós!!! *-*
    Tô louca pra ter um tempinho e visitar os daqui do Rio.
    Mas meu sonho é ir em Sampa fuçar as peças…Uma pequena aventura fashion! rsrsrs

    bjo ?

  7. Anonymous comentou:

    Ana, nada a ver com o post, mas qual é a sua altura? te vejo usando looks que não são muito indicados para as baixinhas, e aí fiquei na dúvida se você é baixa ou alta. Estou perguntando pra saber se eu tenho chance com alguns deles…. bjs

  8. Sou fascinada por brechós também!! Encontro cada coisa linda e baratérrima! rss vale muito a pena perder um sábado inteiro escolhendo, no final saio feliz da vida gastando pouco!!

    bjus

  9. Tenho uma dica, na Visconde de Pirajá(Ipanema), tem uns brechós incríveis, se for contar, acho que tem uns 10, rs, por isso achei estranho quando falou que é fraco aqui no RJ. Gente, eu me sinto num shopping quando vou na Visconde, amo brechós! Tem alguns mais carinhos, e outros nos quais você encontra uma chanel por R$ 15,00(pasmem!).
    Uma dica: Visconde de Pirajá, 180 (Brechó Cáritas, beneficente, preços ótimos!)
    Essa bolsa do look do dia http://reviravoltta.blogspot.com
    http://bit.ly/kJdh4p

    Beijos
    reviravoltta.blogspot.com

  10. Isabella, vc tem razão! Preciso desbravar mais os brechós daqui, a gente nunca tem conhecimento deles. Quem quiser pode passar a sua dica!

    Eu nem sabia q na Visconde de Pirajá tinha isso tudo de brechó, ninguém nunca me passa nada. 🙁

    Beijão

  11. Anônimo, tenho 1,64m. Uma dica pra quem é mais baixa: usar blusas com gola em V e saias com estampa mais miúda ou lisa, com sapatos de salto anabela.

    Beijos!

  12. oiii
    amei essas dicas
    adoro brechó
    minhas roupas são todas de lá
    rsss
    bjos tata v.

  13. que lindo, vc fez o guia! Segunda-feira tenho consulta na Haddock Lobo e vou dar uma fuxicada ensse brechó. Qualquer coisa, te falo! Beijocas!

  14. hahaha Ana, pelo menos indica o nosso Guia de Brechos do Rio, né? hahahahah Beijoca enorme Camila

  15. Oi Camila! Uai, eu indiquei, lá no início do texto!

    Beijos!

  16. ccoppola comentou:

    ADOREI A MATÉRIA.
    FREQUENTO BRECHÓS FORA DO PAÍS QUE TB SÃO ÓTIMOS.
    VOCÊ, OU ALGUM LEITOR, SABE ME INFORMAR QUEM COMPRA PEÇAS DE GRIFFE? PRECISO ME LIVRAR DE VÁRIAS E NÃO SEI A QUEM OFERECER.
    GRATA E PARABÉNS

  17. Amo esses tres looks de saia, sao tao belos e parecem tao confortaveis.

  18. Olá!!!!
    Será que poderia indicar brechós em Brasília?
    Obrigada!
    Bjinhossss… 😉

  19. Andréia comentou:

    Ana

    Esqueceste de dizer que na web tem ótimos brechós, onde se pode encontrar peças bacanas com preços ótimos.
    Convido as amigas a dar uma passadinha no meu carlotabrecho.blogspot.com

    Bjs.

  20. Se puder incluir mais um brechó do RJ na listinha, indico o outlet fashion carioca, que fica no cittá américa, barra da tijuca. Av. das Américas, 700, bl. 8, loja 110 E. tel. 3154-4697.Comprei uma bota da Folic lá!!!Beijos

  21. Helena comentou:

    Durante o período que morei em Brasília conheci um brecho incrível !!! Chama-se PeçaRara….Tem um site !!! Vale a pena conferir ….Sempre que vou a BsB sou uma passadinha lá …par deixar alguma coisa e comprar outras . Eles facilitam muita a vida dos clientes.
    Bjs

  22. JANAINA comentou:

    OI AMIGA EU TENHO BRECHÓ DE ROPAS NO ORKUT E ESTOU COM UMAS DUVIDAS PODERIA ME AJUDA
    GOSTARIA DE SABER OS NOSSOS DEVERES E OBRIGAÇOES
    SE ALGUMA CLIENTE Ñ GOSTA DA PÇ EU SO OBRIGADA A DEVOLVER O DINHEIRO P/ ELA?
    ELA TEM COMO ME PROCEÇA POR ISSO?
    PODERIA ME ENVIA POR EMAIL AMIGA TE AGRADEÇO DE MONTÃO FLOR
    BJSSS

  23. Patricia amorin comentou:

    amigassssss.. tb amoooo brechós..
    e o melhor que fui é em um em Campo Grande RJ, cujo o nome é brechó da vovó..la vc encontra de tudo!!
    e o preço é melhor ainda..
    p vcs terem a noção uma calça da ellus ou qualquer outra marca é 15,00 e uma blusa da folic nova c etiqueta custa apenas 8,00. sério!!
    p vcs poderem tb conhecer le vai o tel deles ..34965800.. vcs vão amar!!
    bjus